X
AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

China aprova noz-pecã brasileira e oficializa abertura de mercado

1 minuto de leitura

06/06/2024 | 12:44

Por: Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com

Abertura de mercado pode representar US$ 1 milhão em negócios entre os dois países; Brasil é o quarto maior produtor mundial de noz-pecã

A China aprovou os requisitos sanitários e de quarentena relacionados à qualidade da noz-pecã brasileira e vai começar a comprar o fruto do Brasil. O protocolo entre os dois países foi assinado nesta quinta-feira, 6, pelo ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, durante missão oficial ao país asiático. As negociações para exportação de noz-pecã para a China começaram em 2019, de acordo com o Mapa. 

Levantamento do Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan) diz que 320 mil toneladas de noz-pecã são produzidas no mundo por ano e a China compra 45 mil toneladas desse total. 

Atualmente, o Brasil é o quarto maior produtor do fruto, ficando atrás somente dos Estados Unidos, México e África do Sul. Os pomares brasileiros ocupam 10 mil hectares, sendo que 70% deles estão no Rio Grande do Sul.

O IBPecan estima perdas de 80% na safra gaúcha deste ano, devido às enchentes no Rio Grande do Sul, que aconteceram pouco depois do início do período de colheita. Os danos devem somar R$ 176 millhões para o setor. Com isso, a produção brasileira estimada em 5 mil toneladas para esta safra pode cair para 1 mil toneladas, mesmo número da safra de 2016.

Categorias: Economia

Matérias relacionadas