Economia
Operação fecha fábricas de azeite adulterado em quatro estados
Mais de 100 mil litros de produtos que seriam utilizados em fraudes foram apreendidos. Maior apreensão foi em Saquarema (RJ)

Da Redação
09/03/2024 - 12:52

O MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) fechou fábricas que adulteravam azeite de oliva e depois revendia para comércios varejistas e supermercados. A Operação Getsêmani aconteceu de quarta, 06, a sexta, 08, nas cidades de Saquarema (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE) e Natal (RN).
Em nota, a pasta disse que apreendeu 104.363 litros de produtos que seriam utilizados para a fraude. Também foram confiscados rótulos, garrafas e tampas. Somente em Saquarema (RJ), a fiscalização encontrou 60.600 litros de azeite extra virgem importados e 37.500 litros de óleo de soja. Essa quantidade de material poderia produzir 196 mil garrafas de azeites fraudulentos.
O ministério explicou que as empresas importam o azeite de oliva de forma regular e depois adulteravam adicionando óleo de soja, o que multiplicava o produto e potencializava os ganhos. As condições das fábricas também eram precárias, informou o MAPA.
Duas prisões em flagrante aconteceram durante a operação. Eles poderão responder por crimes contra as relações de consumo e contra a saúde pública. Também foram recolhidas amostras para analisar possível presença de substâncias tóxicas ou proibidas nos azeites adulterados.
A operação faz parte da 58ª Operação Ronda Agro do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteira). Também participaram da fiscalização a polícia militar de São Paulo e a polícia civil do Rio de Janeiro.
Segundo o ministério, “a operação foi realizada na proximidade da Semana Santa com o objetivo de impedir que grandes quantidades desses produtos irregulares sejam destinados ao consumo e coloquem em risco a saúde da população”.
Em caso de suspeita de ilegalidades em produtos, o MAPA orienta que as denúncias sejam feitas pelo canal oficial Fala.BR.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Tarifa: enquanto Brasil espera, café do Vietnã e Indonésia pode ser isento
2
COP 30, em Belém, proíbe açaí e prevê pouca carne vermelha
3
A céu aberto: produtores de MT não têm onde guardar o milho
4
Exportações de café caem em julho, mas receita é recorde apesar de tarifaço dos EUA
5
Rios brasileiros podem ser ‘Mississipis’ do agro, dizem especialistas
6
Violência no campo: roubos e furtos de máquinas agrícolas crescem 37,5% no 1º semestre

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Economia
Internet aumenta em 37% a produtividade agrícola no Paraná
Com 62% de área coberta, expansão da internet no campo gerou aumento de R$ 2 bilhões no PIB no Estado

Economia
México ocupa lugar dos EUA e se torna 2º maior mercado da carne bovina brasileira
Comitiva do ministro Geraldo Alckmin chegou ao México nesta terça-feira, 26, para negociar expansão de acordos comerciais entre os dois países

Economia
Pilão entra no mega-acordo do café que pode driblar tarifa dos EUA
Analistas não descartam possível triangulação do café brasileiro para escapar do tarifaço após conclusão da venda da JDE Peet's para a KDP

Economia
Israel rebaixa relações com o Brasil: ameaça ao agro?
Enquanto carne bovina e fertilizantes concentram o comércio bilateral, analistas apontam para repercussões indiretas com EUA e União Europeia
Economia
Governo publica zoneamento agrícola para milho 2º safra
Milho é a segunda principal cultura anual do país e produtores devem colher safra recorde
Economia
Safra 24/25: milho de inverno se aproxima do fim da colheita
Trabalhos avançam acima da média histórica, enquanto algodão e trigo seguem atrasados
Economia
China define novas cotas para importação de algodão em 2025
Após recuo nas compras externas, governo chinês estabelece cota de 200 mil toneladas métricas para atender indústria têxtil
Economia
Safra brasileira de cana deve cair 1,2%, estima Conab
Produção de açúcar deve crescer, enquanto etanol de cana pode ter um recuo de 8,8%