PUBLICIDADE

Economia

Bahia encerra colheita de algodão da safra 2023/2024

A produtividade média sofreu leve queda e ficou em 325,45 arrobas de algodão por hectare; Bahia é o segundo principal produtor da pluma

1 minuto de leitura 26/09/2024 - 08:33

Nome Colunistas

Fernanda Farias | Porto Alegre | fernanda.farias@estadao.com

Foto: Abapa/Divulgação
Foto: Abapa/Divulgação

A colheita de algodão na safra 2023/2024 terminou na Bahia, o segundo maior produtor da pluma no país. A produtividade média foi de 325,45 arrobas de algodão em caroço por hectare, levemente inferior à safra anterior, de 330,8 arrobas por hectare. 

Mesmo assim, o resultado ficou acima das expectativas, na avaliação do presidente da  segundo a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Luiz Carlos Bergamaschi. 

“No início da semeadura, enfrentamos chuvas irregulares devido ao fenômeno El Niño, o que trouxe incertezas. Contudo, com a regularização das chuvas nos meses seguintes, o desenvolvimento da cultura foi favorecido. Nossa expectativa inicial era de 312 arrobas por hectare nas áreas de sequeiro, mas alcançamos 316 arrobas por hectare, além de 348 arrobas por hectare nas áreas irrigadas. Esses resultados são fruto das boas práticas adotadas pelos produtores, garantindo a qualidade do algodão baiano”, avaliou em nota.

A região Oeste do estado teve um incremento de 10,7% nas lavouras e somou 312,5 mil hectares. Essa área representa 98% do total cultivado no estado, que chega a 345.431 hectares.

Para a próxima safra, a Abapa estima crescimento de 10,5%, resultando em 380 mil hectares de cultivo. Do total da fibra colhida nesta safra, cerca de 75% já passaram pelo beneficiamento, e aproximadamente 70% foram analisadas no Centro de Análise de Fibras da Abapa.

PUBLICIDADE

Vazio sanitário na Bahia vai até 20 de novembro

Atualmente, a Bahia está no período de entressafra e os produtores se concentram nas atividades para controle de pragas, como o bicudo-do-algodoeiro

Durante o vazio sanitário que começou no dia 20 de setembro e se estende até 20 de novembro, é preciso eliminar os restos culturais e plantas tigueras nas áreas de rotação com algodão, soja, milho e outras culturas. As diretrizes são da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Produção de algodão no Brasil

A produção brasileira de algodão na safra 2023/2024 soma 3,68 milhões de toneladas, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa).

O Mato Grosso segue na liderança de produção, com 2,67 milhões de toneladas de algodão em pluma. Em seguida estão a Bahia, com 679,8 mil toneladas; e Mato Grosso do Sul, com 66,6 mil toneladas.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.