PUBLICIDADE

Economia

Agroconsult: oferta de ureia é motivo de preocupação

Com cenário de guerra entre Israel e Irã, compra de fertilizantes para safrinha pode sofrer com preços altos

Nome Colunistas

Broadcast Agro

25/06/2025 - 09:55

Adobe Stock ureia
Adobe Stock ureia

Diante de um cenário de guerra entre Israel e Irã, há preocupação quanto à oferta de ureia, fertilizante nitrogenado, para a segunda safra de milho e algodão em 2025/26, afirmou nessa terça-feira o CEO da Agroconsult, André Pessôa, em teleconferência sobre estimativas para a safrinha 2024/25.

“A ureia necessária para o milho verão já está comprada. Em boa parte já está comprada”, afirmou o executivo. Segundo ele, há preocupação com a ureia da próxima safrinha, de 2026, “que é plantada ali já no comecinho de janeiro”. Pêssoa explicou que os fertilizantes para o período ainda não foram comprados. “Vai pegar todo esse impacto de subida de preços, a restrição de um fornecedor importante”, no caso o Irã, que é o terceiro maior exportador de ureia do mundo. “Essa é a preocupação: com a segunda safra, especialmente o milho e o algodão”, disse o CEO.

Ele lembrou também que o Brasil já exportou quase 2 milhões de toneladas de milho ao Irã, volume próximo à metade do que é comercializado com o país do Oriente Médio. “Tem bastante tempo para as coisas se acalmarem, mas é um mercado relevante, não dá para dizer assim: ‘Ah, não tem problema nenhum’”, ressaltou Pêssoa.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.