PUBLICIDADE

Economia

48% das propriedades de soja e milho do Centro-Oeste não têm impedimentos socioambientais e financeiros

Pesquisa revela, ainda, que 85% estão em situação regular para pleitear crédito rural conforme orientações do Manual de Crédito Rural

Nome Colunistas

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com

10/06/2025 - 12:00

116 mil imóveis rurais plantaram milho ou soja em pelo menos uma das últimas cinco safras - Foto: Adobe Stock
116 mil imóveis rurais plantaram milho ou soja em pelo menos uma das últimas cinco safras - Foto: Adobe Stock

A região Centro-Oeste é responsável por aproximadamente metade da produção de milho e soja do Brasil. Uma pesquisa inédita da Serasa Experian mostrou que 48% das propriedades rurais produtoras desses dois grãos na região não apresentam impedimentos socioambientais, além de terem baixo risco de inadimplência. 

O estudo contabilizou mais de 116 mil imóveis rurais que plantaram milho ou soja em pelo menos uma das últimas cinco safras (safra 2020/2021 até a safra 2024/2025). Os pesquisadores analisaram duas vertentes principais: a parte financeira, tendo como base o Agro Score; e a parte socioambiental, que utilizou os critérios previstos no Manual de Crédito Rural que impedem o financiamento de áreas que não estejam em conformidade — por exemplo, propriedades com embargo ambiental ou alguma restrição devido ao não cumprimento de normas trabalhistas. 

Com base no cruzamento de dados, a pesquisa colocou três grupos diferentes:

  • Aprovadas (48% das propriedades): estão aptas para uma análise automática de crédito, já que não apresentam pendências socioambientais e têm baixo risco de inadimplência.
  • Em análise (37% das propriedades): estas propriedades apresentam alguma pendência menor nos critérios socioambientais ou têm um risco médio de inadimplência. A depender do apetite ao risco da instituição financeira, não teriam problemas para acessar crédito.
  • Reprovadas (15% das propriedades): imóveis que têm algum impedimento socioambiental mais grave ou que apresentem um alto risco de inadimplência. 

Segundo o head de Ciência de Dados Agro da Serasa Experian, Frederico Poleto, é preciso ponderar que isso não significa um impedimento ou uma dificuldade para o acesso ao crédito, já que 52% das propriedades teriam algum ponto de observação. “Cada instituição costuma adotar os seus pontos de corte, políticas. Então, é difícil a gente ter uma análise unânime”, comenta ao Agro Estadão. 

Já o gerente de Soluções e Produtos Agro da empresa, Dyego Santos, faz o cálculo somando os imóveis da categoria “Aprovadas” e “Em análise”. Segundo ele, 85% estariam dentro da fatia habilitada para acessar ao crédito rural. “O estudo demonstra que é um alto percentual de aptidão para tomada de recursos para atividade agrícola. A soma dos 85%, a gente entende que não encontra nenhuma inconformidade dentro dos aspectos avaliados, então, a gente vê como um cenário bastante satisfatório”, pontua. 

Mato Grosso tem 26,1% dos imóveis com inconformidade

Entre as quatro unidades federativas, Goiás foi a que apresentou o maior número de propriedades no quesito “Aprovados”. Já Mato Grosso foi o estado que apresentou o maior número de propriedades no grupo de “Reprovados”, com 26,1%. “Especialmente no estado do Mato Grosso, um dos principais indicadores ali foi a presença, por exemplo, de áreas [de produção] em florestas públicas, que são delimitadas”, indica Santos. Mas o gerente lembra que é preciso observar outros aspectos neste caso, como a complementaridade da regra. 

“Neste caso, não significa que automaticamente todos os imóveis dentro dos 26,1% não têm aptidão [ao crédito], que não podem ter produção agrícola. Desde que respeitem a complementaridade da regra, que é a produção agrícola em uma área territorial que não impacte o perímetro estabelecido da floresta pública, eles podem produzir”, explica. 

Unidades FederativasReprovadaEm análiseAprovadaPropriedades com plantios nos últimos anos
Goiás8,1%33,8%58,1%76.380
Mato Grosso26,1%37%36,9%59.513
Mato Grosso do Sul9,4%42,6%48%28.373
Distrito Federal19,9%80,1%0%1.893
Fonte: Serasa Experian

 

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Com ajuda dos EUA, Austrália deve bater recorde nas exportações de carne bovina

Economia

Com ajuda dos EUA, Austrália deve bater recorde nas exportações de carne bovina

No acumulado de janeiro a setembro, as exportações da proteína australiana cresceram 16,5% 

Polícia investiga esquema de R$ 120 milhões em golpes na venda de grãos

Economia

Polícia investiga esquema de R$ 120 milhões em golpes na venda de grãos

Foram cumpridas 87 ordens judiciais em nove Estados contra a associação criminosa que aplicava estelionato eletrônico no agronegócio

Metanol: como falhas na produção podem causar contaminação

Economia

Metanol: como falhas na produção podem causar contaminação

Presente em pequenas quantidades, o metanol se torna perigoso quando há falhas na destilação ou adulteração de bebidas

Brasil e Singapura fecham acordo para ampliar comércio de proteína animal

Economia

Brasil e Singapura fecham acordo para ampliar comércio de proteína animal

Acordo prevê a cooperação em temas técnicos e regulatórios, e apoio a ações envolvendo carnes de frango, suína e produtos processados

PUBLICIDADE

Economia

Exportações de amendoim até agosto registram recorde de 180 mil toneladas

Com 86% da produção nacional, Estado de São Paulo consolida liderança e amplia presença no mercado internacional

Economia

Exportações agropecuárias fecham setembro com incremento de 18%

Mesmo sem os Estados Unidos, carne e café cresceram em receita; animais vivos e tabaco também se destacaram nas remessas de setembro

Cotações

Exportação de algodão na safra 2024/2025 vai depender do apetite chinês

Chineses colheram supersafra de algodão, o que, segundo o IBA, afeta os embarques brasileiros; para a Índia, expectativa é de crescimento

Economia

Maior área de plantio de grãos pode impulsionar venda de máquina agrícola

Projeção é da Abimaq e se baseia em números da Conab, que estima plantio de 84,24 milhões de hectares contra 81,74 milhões na safra anterior

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.