PUBLICIDADE

Clima

Tempo seco predomina no país e favorece avanço da colheita de milho

A ausência de frentes frias e a elevação das temperaturas beneficiam regiões produtoras no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Nome Colunistas

Paloma Santos | Brasília | paloma.santos@estadao.com

14/07/2025 - 12:44

Foto: Unica/Divulgação
Foto: Unica/Divulgação

O tempo seco e o frio menos intenso marcam a previsão do clima para esta semana na maior parte do Brasil, segundo a meteorologista Desirée Brandt, sócia-executiva da Nottus. Após o registro de chuvas e temperaturas baixas no Centro-Sul nos primeiros dias de julho, agora, as frentes frias perderam força e não conseguem mais avançar de forma continental, limitando-se à faixa litorânea.

Em junho e no início de julho, a umidade elevada nas lavouras dificultou os trabalhos no campo. Nesta semana, com o tempo firme, a situação se inverte. “Lembrando que, por conta do excesso de chuva em junho até o comecinho de julho, isso trouxe dificuldades para o andamento da colheita, por exemplo, no Paraná e também em Mato Grosso do Sul, por conta da alta umidade nas lavouras de milho. Agora, com esse período de tempo mais seco, isso deve favorecer os trabalhos em campo na região Sul do Brasil, também em Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo”, explicou Brandt.

CONTEÚDO PATROCINADO

Segundo a especialista, a tendência para os próximos dias é de manutenção do tempo seco, sem previsão de chuva relevante em praticamente nenhuma região do país. Segundo a meteorologista, não há indicativo de frio intenso nas próximas semanas. “Se a chuva não avança, o frio também não”.

Chance de chuvas fracas no Sul

No Rio Grande do Sul, entre terça, 15, e quarta-feira, 16, segundo o Boletim Integrado Agrometeorológico produzido pela Emater/RS-Ascar, o ingresso de ar quente e úmido favorecerá maior variação da nebulosidade e elevação das temperaturas, que poderão superar os 25 °C em grande parte do território gaúcho. “No entanto, a aproximação de uma nova área de baixa pressão poderá provocar pancadas de chuva na Fronteira Oeste, Campanha e Zona Sul”, diz o documento.

No entanto, conforme a Emater/RS, os volumes previstos de precipitação são baixos e devem variar entre 5 e 10 mm na maioria das localidades. 

PUBLICIDADE

Temperaturas sobem no Centro-Sul

As temperaturas também devem subir no Sul de Mato Grosso do Sul e no Oeste do Paraná, onde as mínimas durante as madrugadas devem ficar entre 13 °C e 14 °C. À tarde, as máximas podem chegar a 28 °C ou 29 °C, gerando sensação de calor momentâneo.

Chuvas retornam no fim do mês

Na próxima semana, a atmosfera começa a apresentar sinais de mudança. As frentes frias voltam a ganhar força e podem avançar mais pelo interior do continente. Ainda assim, segundo a meteorologista, a expectativa é de chuvas isoladas e de baixa intensidade, entre os dias 25 e 31 de julho.

A mudança mais significativa no padrão climático deve ocorrer apenas em agosto. “É em agosto que muda mesmo o padrão, e aí volta a chover de maneira mais expressiva na Região Sul e também em áreas entre Mato Grosso do Sul e São Paulo”, afirmou Brandt. Até lá, o tempo seco continua predominando. “A expectativa é de tempo seco, e isso sim acaba favorecendo o andamento, a finalização até, da colheita do milho segunda safra entre Paraná, Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo”, completou.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Previsão do tempo para dezembro: confira chuva e calor por região

Clima

Previsão do tempo para dezembro: confira chuva e calor por região

Boletim do Inmet projeta precipitação favorável ao agro no Centro-Oeste e seca em partes do Sul

SP em alerta de chuva; temporais avançam para outros estados

Clima

SP em alerta de chuva; temporais avançam para outros estados

Uma nova frente fria deve aumentar o cenário de instabilidades no Estado e levar chuvas fortes e raios para MG, RJ ES, MS e MT

Fim de semana com calor persistente e temporais isolados; saiba onde

Clima

Fim de semana com calor persistente e temporais isolados; saiba onde

Ciclone extratropical se afasta e o sol aparece, mas chuva e rajadas de vento estão previstas; frente fria se aproxima só na próxima semana

Crise climática altera renda de comunidades tradicionais, aponta estudo

Clima

Crise climática altera renda de comunidades tradicionais, aponta estudo

Levantamento identifica impactos como perda de território, insegurança alimentar e exclusão em decisões sobre políticas ambientais

PUBLICIDADE

Clima

Clima deve desafiar plantio de soja neste final de 2025; saiba como

Especialistas destacam risco de estresse hídrico e térmico nas principais regiões produtoras, que podem afetar produtividade e qualidade

Clima

ABMRA: 86% dos produtores consideram impacto da mudança climática na produção

Pesquisa aborda hábitos de mídia, padrões de compra, conectividade, adoção tecnológica e percepções ambientais

Clima

Áreas agrícolas têm prejuízos milionários após temporais em SC e RS

Fraiburgo (SC) estima perdas de R$ 6 milhões, enquanto Alto Uruguai (RS) enfrenta danos iniciais de R$ 20 milhões em lavouras e infraestrutura rural

Clima

Veja o vídeo: gado é resgatado por caiaques durante enchente em SC

Município de Luís Alves teve mais de 180 mm em um dia, volume de chuva previsto para todo o mês

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.