Clima
Tempo seco predomina no país e favorece avanço da colheita de milho
A ausência de frentes frias e a elevação das temperaturas beneficiam regiões produtoras no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Paloma Santos | Brasília | paloma.santos@estadao.com
14/07/2025 - 12:44

O tempo seco e o frio menos intenso marcam a previsão do clima para esta semana na maior parte do Brasil, segundo a meteorologista Desirée Brandt, sócia-executiva da Nottus. Após o registro de chuvas e temperaturas baixas no Centro-Sul nos primeiros dias de julho, agora, as frentes frias perderam força e não conseguem mais avançar de forma continental, limitando-se à faixa litorânea.
Em junho e no início de julho, a umidade elevada nas lavouras dificultou os trabalhos no campo. Nesta semana, com o tempo firme, a situação se inverte. “Lembrando que, por conta do excesso de chuva em junho até o comecinho de julho, isso trouxe dificuldades para o andamento da colheita, por exemplo, no Paraná e também em Mato Grosso do Sul, por conta da alta umidade nas lavouras de milho. Agora, com esse período de tempo mais seco, isso deve favorecer os trabalhos em campo na região Sul do Brasil, também em Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo”, explicou Brandt.
Segundo a especialista, a tendência para os próximos dias é de manutenção do tempo seco, sem previsão de chuva relevante em praticamente nenhuma região do país. Segundo a meteorologista, não há indicativo de frio intenso nas próximas semanas. “Se a chuva não avança, o frio também não”.
Chance de chuvas fracas no Sul
No Rio Grande do Sul, entre terça, 15, e quarta-feira, 16, segundo o Boletim Integrado Agrometeorológico produzido pela Emater/RS-Ascar, o ingresso de ar quente e úmido favorecerá maior variação da nebulosidade e elevação das temperaturas, que poderão superar os 25 °C em grande parte do território gaúcho. “No entanto, a aproximação de uma nova área de baixa pressão poderá provocar pancadas de chuva na Fronteira Oeste, Campanha e Zona Sul”, diz o documento.
No entanto, conforme a Emater/RS, os volumes previstos de precipitação são baixos e devem variar entre 5 e 10 mm na maioria das localidades.
Temperaturas sobem no Centro-Sul
As temperaturas também devem subir no Sul de Mato Grosso do Sul e no Oeste do Paraná, onde as mínimas durante as madrugadas devem ficar entre 13 °C e 14 °C. À tarde, as máximas podem chegar a 28 °C ou 29 °C, gerando sensação de calor momentâneo.
Chuvas retornam no fim do mês
Na próxima semana, a atmosfera começa a apresentar sinais de mudança. As frentes frias voltam a ganhar força e podem avançar mais pelo interior do continente. Ainda assim, segundo a meteorologista, a expectativa é de chuvas isoladas e de baixa intensidade, entre os dias 25 e 31 de julho.
A mudança mais significativa no padrão climático deve ocorrer apenas em agosto. “É em agosto que muda mesmo o padrão, e aí volta a chover de maneira mais expressiva na Região Sul e também em áreas entre Mato Grosso do Sul e São Paulo”, afirmou Brandt. Até lá, o tempo seco continua predominando. “A expectativa é de tempo seco, e isso sim acaba favorecendo o andamento, a finalização até, da colheita do milho segunda safra entre Paraná, Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo”, completou.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
La Niña pode antecipar safra de soja 2025/26 no Brasil
2
Próximos dias terão calor intenso, chuvas e risco de granizo
3
Seca e calor no primeiro semestre aumentam riscos para a produção agrícola
4
Frio segue no Sul e Sudeste. Veja áreas com risco de geada
5
Fim de semana terá frio intenso e geada; veja quais regiões devem se preparar
6
Ciclone extratropical provoca ventos fortes e risco de temporais

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Clima
Como será o clima em setembro? Veja a previsão por cultura e região
Excesso de umidade no Sul pode afetar culturas de inverno e temperaturas acima da média podem influenciar germinação da soja no Centro-Oeste

Clima
Conab: clima em agosto favoreceu o desenvolvimento das lavoura
Umidade beneficiou milho e feijão terceira safra na região do Selba; mesmo com falhas na germinação, em Santa Catarina o desempenho das lavouras é bom

Clima
São Paulo suspende queimas controladas por 30 dias
Medida inclui até as autorizações já concedidas para queima da palha da cana, manejo agrícola ou controle de pragas

Clima
La Niña deve ser fraco e durar pouco, indicam meteorologistas
As chances do fenômeno são de 58% entre outubro e dezembro; especialistas fazem recomendações para as principais áreas agrícolas
Clima
Publicado Zarc para 2º safra do consórcio milho-braquiária
Orientações saíram nesta quinta-feira, 28, e valem para safra 2025/2026
Clima
Chuvas dão trégua ao Sul; interior do país segue seco
Tempo firme domina os próximos dias no país e favorece lavouras; RS registrou danos pelos temporais em mais de 40 cidades
Clima
Frente fria traz novos temporais ao Sul e reduz temperaturas no país
Inmet alerta para ventos fortes, granizo e possibilidade de geada. No RS, volumes podem alcançar 150 mm
Clima
Rural Clima: plantio antecipado da soja pode elevar potencial do milho 2ª safra
Janela mais segura de semeadura deve reduzir risco de perdas e ampliar produtividade do cereal