Clima

Além da chuva com volumes acima de 250 mm, Rio Grande do Sul pode ter recorde de frio para o ano na próxima semana 

A previsão para terça-feira é de 10º C em Porto Alegre e 5º C na fronteira oeste do Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul deve voltar a ter fortes chuvas neste fim de semana. Os acumulados de chuva na região dos Vales, Serra, litoral norte e Região metropolitana de Porto Alegre podem ultrapassar os 250 milímetros até segunda-feira, 13. A previsão indica que a chuva ganha mais força no domingo.

De acordo com a meteorologista Patrícia Cassoli, da Climatempo, somente a partir de terça, 14, as chuvas começam a diminuir em boa parte do estado. “Tem a entrada de ar frio mais intenso, mesmo assim, há condição para chuva em áreas da serra, mas bem mais fracas”, disse ao Agro Estadão.

Também a partir de terça, as temperaturas caem bastante na fronteira oeste e há chance de geada na região e também na campanha. De acordo com a Climatempo, devem ser registrados novos recordes de menores temperaturas neste ano. Na capital, por exemplo, pode fazer 10º na terça, 14, e ainda menos na quarta. Já na fronteira, os termômetros podem chegar a 5º C.

O tempo seco não dura muito e, segundo Patrícia, não há previsão de um período prolongado sem chuva por enquanto. “Na quinta-feira, os modelos já indicam volta da chuva em áreas do norte”, afirma.

O alerta para mais chuva e o consequente aumento nos níveis dos rios também foi dado em boletim conjunto feito por Inmet, Cemaden e Cenad.

Confira a atualização dos números da tragédia no RS aqui.