PUBLICIDADE

Clima

RS: Alerta de chuvas acima de 150 milímetros e alta no nível dos rios

Nota técnica emitida por Inmet, Cemaden, Cenad e Inpe traz riscos geo-hidrológicos para o Rio Grande do Sul, com mais chuvas durante o fim de semana 

1 minuto de leitura 09/05/2024 - 19:10

Por: Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com

Os Níveis de Alerta indicados no mapa são muito alto (vermelho), alto (laranja) e moderado (amarelo). Imagem: Cemaden
Os Níveis de Alerta indicados no mapa são muito alto (vermelho), alto (laranja) e moderado (amarelo). Imagem: Cemaden

O Rio Grande do Sul deverá ter chuvas intensas, acima de 150 milímetros, no centro-leste e nordeste do estado, incluindo o litoral e a Região Metropolitana de Porto Alegre. A previsão vale para o período entre sexta-feira, 10, e segunda, 13, e está em uma nota técnica divulgada em conjunto com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), sobre os riscos geo-hidrológicos para o Rio Grande do Sul.

O documento alerta que essas chuvas podem agravar ainda mais a situação do estado, pois são previstas para as regiões onde ficam algumas bacias de captação do lago Guaíba. O nível da água está em 4,93 metros e pode ficar estável por conta da velocidade e da direção dos ventos.

Na segunda-feira,13, a previsão indica a passagem de uma nova frente fria, desta vez mais intensa, com possibilidade de formação de um ciclone extratropical próximo à costa gaúcha. Nos dias seguintes, as temperaturas devem cair e os ventos soprando do setor sul acabam dificultando o escoamento das águas.

A nota alerta para “dificuldade de escoamento das águas da Lagoa dos Patos, aumentando o risco de inundação dos municípios na região de Pelotas, Rio Grande e arredores”. E também para a necessidade de atenção redobrada para a bacia do Rio Uruguai e afluentes, na região da fronteira oeste do RS, que deve continuar aumentando o nível das águas.

Dos 497 municípios gaúchos, 431 foram afetados pelas inundações

O último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, 09, atualizou para 431 o número de municípios afetados e um total de 1.742.969 gaúchos afetados. Confira outros números:

  • 68.519 pessoas em abrigos
  • 327.105 desalojados
  • 754 feridos
  • 134 desaparecidos
  • 107 mortes
  • 1 morte em investigação

PUBLICIDADE
Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.