Clima
Próximos dias terão calor intenso, chuvas e risco de granizo
Previsão indica até 40°C em alguns estados; tempo seco predomina no país, mas avanço de frente fria pode trazer tempestades
Paloma Santos | Brasília | paloma.santos@estadao.com
15/08/2025 - 16:26

A previsão para os próximos dias indica predomínio de tempo seco e temperaturas elevadas em grande parte do país, incluindo importantes áreas produtoras do agronegócio. Ao longo da semana, as chuvas devem se concentrar no extremo norte da Amazônia, no Sul e no litoral leste do Nordeste. Porém, déficit hídrico pode provocar tempestades e granizo em algumas regiões.
De acordo com Desirée Brandt, sócia-executiva e meteorologista da Nottus, a partir de terça-feira, 19, uma frente fria consegue avançar pela região Sul, provocando chuvas nos três estados e diminuindo a temperatura. “Porque na retaguarda do sistema vai entrar o ar frio. Mas não é uma queda de temperatura tão acentuada que possa provocar prejuízos na região”.
São esperados acumulados entre 30 mm e 50 mm, concentrados no Rio Grande do Sul e na faixa de fronteira com o Uruguai. As temperaturas mínimas devem se manter baixas no Sul e nas áreas serranas do Sudeste, variando entre 6°C e 12°C após a atuação de massas de ar frio.

Risco de tempestades e granizo
Segundo Ana Penna, meteorologista da Tempo OK, como as chuvas previstas para agosto não se concretizaram, o déficit de precipitação em boa parte do país aumentou, ficando ainda mais distante da média histórica para o mês. Assim, as poucas chuvas esperadas podem ocorrer de forma localizada e intensa, com risco de tempestades e rajadas de vento na Região Sul entre terça e quarta-feira da próxima semana. “Essas condições trazem possibilidade de acamamento de lavouras de milho e trigo no Paraná e de trigo no Rio Grande do Sul”, afirma.
Ainda de acordo com a especialista, há também potencial para granizo no sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul, na região de Dourados, e no norte e oeste do Paraná, em Cascavel, Maringá e Londrina. “Na tarde de quarta-feira, há previsão de pancadas de chuva sobre o oeste de Mato Grosso, região do Parecis, que podem afetar a qualidade da pluma de algodão”, detalha Anna Pena.
Também chove na faixa litorânea nordestina. “Isso acaba mantendo a umidade do solo para as áreas produtoras de Sergipe, Alagoas e faixa leste da Bahia, contemplando, por exemplo, áreas de cana-de-açúcar. Para o restante do país, por enquanto o tempo firme é normal para a época do ano”, explica Desirée Brandt.
No Centro-Oeste e Sudeste, o cenário segue com tempo firme e temperaturas mais elevadas. Estados como Mato Grosso, Goiás e Tocantins podem registrar temperaturas máximas entre 36°C e 40°C. “Nessa época, os dias de tempo mais firme têm maior radiação pela própria posição do sol em relação à Terra, então a temperatura sobe com muito mais facilidade”, justifica Desirée.

O cenário reforça o alerta para baixa umidade e risco de incêndios florestais em áreas do Centro-Oeste, interior do Nordeste e Sudeste. “A semana será marcada pelo calor no Sudeste, no Centro-Oeste, no interior do Brasil de uma forma geral, mas com destaque para o Sudeste. Inclusive, em São Paulo, a temperatura vai subir bem”, enfatiza Desirée.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
Previsto para 2026, El Niño deve alterar clima no Brasil; saiba como
2
Veja como será o clima em fevereiro no Brasil
3
Como El Niño e La Niña afetam o agro brasileiro?
4
Sul do Brasil entra em alerta máximo com onda de calor
5
Estiagem causa prejuízos irreversíveis à soja e agrava crise no campo no RS
6
2025 foi o sétimo ano mais quente no Brasil desde 1961
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
Chuva ganha força e ameaça avanço da colheita; veja onde
Frente fria avança pelo Sul, provocando chuva forte nos três estados da região e aumenta as instabilidades pelo País
Clima
Irregularidade climática mantém incerteza sobre safra de soja no RS
Enquanto lavouras gaúchas de arroz se desenvolvem bem, milho e silagem também enfrentam efeitos da estiagem
Clima
Inmet emite alertas de chuvas intensas e granizo; veja regiões afetadas
Avisos indicam até 100 mm/dia e ventos de 60 a 100 km/h, com chance de estragos em lavouras e queda de energia
Clima
Clima desacelera colheita da soja no País
AgRural aponta avanço mais lento em razão das chuvas no Centro-Oeste e da seca no Sul, afetando produtividade
Clima
Carnaval terá calor e tempo firme em parte do Brasil; veja onde vai chover
Condição do clima no feriado do carnaval favorece os trabalhos de colheita em boa parte das regiões produtoras
Clima
RS: tornado de curta duração causa estragos em Pelotas; veja vídeo
Fenômeno ocorreu durante linha de tempestades que atingiu cidade do sul gaúcho
Clima
Estiagem causa prejuízos irreversíveis à soja e agrava crise no campo no RS
Calor extremo e falta de chuva causam abortamento de vagens, queda foliar e perdas severas na produtividade da soja, atesta a Emater-RS
Clima
El Niño deve ganhar força e ampliar riscos climáticos no Brasil
Especialistas apontam calor extremo, chuvas irregulares e maior ocorrência de temporais severos ao longo do ano