Clima
Agosto: confira como ficará o clima no Brasil
As previsões apontam para temperaturas acima da média no país, com risco de estresse hídrico em algumas regiões
Mônica Rossi | Porto Alegre | monica.rossi@estadao.com
01/08/2025 - 14:50

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica predomínio de chuvas próximas à média em grande parte do país no mês que está iniciando (área em cinza na figura abaixo).
A meteorologista Maria Clara Sassaki, da Tempo OK, explica que agosto será marcado por neutralidade na região do Oceano Pacífico, ou seja, sem influência de El Niño ou La Niña.
Temperaturas pelo país
Segundo Inmet, as temperaturas devem ficar acima da média em quase todo o país (áreas em laranja e vermelho na figura abaixo), especialmente no centro-sul do Pará, noroeste do Mato Grosso, centro-oeste do Mato Grosso do Sul, além da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). O instituto aponta como destaques o sudeste do Pará e partes do MT, onde as temperaturas podem alcançar até 2 °C acima da média, variando entre 27 °C e 30 °C.

Chuvas
“Com relação à atmosfera, no decorrer do mês a tendência é que algumas chuvas avancem além do Sul do Brasil, devido à dinâmica atmosférica mais intensa nos níveis médios e altos da atmosfera. Então, podemos ter condições favoráveis para chuvas nos três estados do Sul, em Mato Grosso do Sul e na faixa costeira do Sudeste. No extremo sul do país, a chuva ocorre, mas os volumes tendem a ser um pouco abaixo da média”, informa a especialista.
A chuva ainda deve acontecer no extremo norte do Brasil, assim como na costa leste do Nordeste, mas, no interior da região, no Tocantins, sul do Pará, do Amazonas, Acre e Rondônia, no interior do Sudeste, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, a condição é de tempo mais firme e seco, típico desta época do ano”, relata.
Com relação à quantidade de chuva, a meteorologista da Tempo OK comenta que a primeira metade de agosto deverá ter volumes moderados entre o norte do Rio Grande do Sul e o Paraná, e também no sul de MS. “No final deste período, há possibilidade de uma sequência de dias de maior estabilidade na atmosfera. Entretanto, ao longo da segunda quinzena, os transientes voltam a aumentar sua frequência, contribuindo para, pelo menos, mais um evento de chuva no Centro-Sul, mas ainda com incertezas na intensidade e alcance”, informa.

Impactos nas culturas agrícolas
O Inmet alerta que, com a previsão de temperaturas do ar mais elevadas e chuvas dentro da normalidade na Região Norte, a atenção se volta para as culturas permanentes e pastagens, especialmente no sudoeste do Pará, onde há tendência de baixa reposição hídrica. Na Região Nordeste, a previsão de chuvas acima da média para o litoral dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco e Paraíba pode ser benéfica para feijão e milho de terceira safra. Em contraste, na região do Matopiba, são previstas condições mais secas, com maior risco de estresse hídrico, o que pode comprometer o desempenho agrícola nas áreas menos irrigadas.
A especialista da Tempo OK explica que as chuvas serão suficientes para superar a média no PR, sul de MS e oeste de MT. Já em Santa Catarina, São Paulo, nordeste de MS e noroeste de MT, o volume de precipitação deve ser perto da média para o mês. “Neste sentido, chamamos a atenção para o possível atraso na colheita do algodão e eventual piora da qualidade da pluma na região do Parecis, no centro e oeste de Mato Grosso. Além disso, entre o noroeste do Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul, a chuva acima da média pode diminuir a quantidade de ATR (Açúcar Total Retornável) em áreas de cana-de-açúcar”, alerta a meteorologista.
Na Região Sul, o Inmet diz que a entrada de uma frente fria, favorece a ocorrência de geadas, que pode representar risco às culturas mais sensíveis, como hortaliças e frutíferas. Além disso, as baixas temperaturas podem atrasar a maturação do milho”. Precipitações acima da média no oeste do RS e PR, podem interferir nos cultivos de inverno, como trigo, aveia, canola, centeio e a cevada, especialmente em solos com baixa capacidade de infiltração e drenagem.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
Ciclone com ventos de até 120 km/h coloca produtores em alerta; veja onde
2
Vinícola é destruída no RS e diversas regiões seguem em alerta com ciclone
3
Fim de semana com calor persistente e temporais isolados; saiba onde
4
Novos temporais com granizo podem atingir Sul e Sudeste; confira a previsão
5
Ciclone provoca novos estragos; confira a previsão do tempo
6
Previsão do tempo para dezembro: confira chuva e calor por região
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
Calor e temporal: fim de semana já tem cara de verão; veja a previsão para sua região
Produtores devem ficar atentos a temporais no RS e PA; entre SP, PR e SC, a previsão aponta para tempo mais estável e seco
Clima
Verão começa neste domingo com cenário favorável ao agro; veja a previsão
Influência do La Niña tende a favorecer lavouras no Brasil central, mas excesso de umidade e irregularidade regional exigem manejo atento
Clima
Vinhedos destruídos por tornado unem agricultores da Serra Gaúcha
Tornado em Flores da Cunha destruiu parreirais e movimenta força-tarefa para reconstrução de 73 hectares de videiras
Clima
Frio fora de época traz geada ao Sul do Brasil; veja imagens
Queda acentuada da temperatura atinge a região às vésperas do verão; meteorologistas indicam até quando o frio permanece
Clima
Corredor de umidade traz chuva volumosa ao País nesta semana, alerta Inmet
Em algumas áreas, os volumes que podem superar 300 milímetros até domingo, com risco de alagamentos e deslizamentos
Clima
Fim de semana terá tempestades, ventos fortes e granizo; veja áreas sob alerta
Sistema de baixa pressão leva acumulados próximos de 100 mm, a partir desta sexta-feira, com possíveis impactos nas lavouras de soja e café
Clima
Ciclone provoca novos estragos; confira a previsão do tempo
No RS, Defesa Civil confirma tornado em Flores da Cunha; meteorologistas apontam novas rajadas acima de 70 km/h no Sul e chuvas isoladas no Sudeste
Clima
Ciclone provoca alagamentos em SC; Inmet amplia áreas em alerta, veja
Santa Catarina registra chuva acima do esperado para dezembro; 17 estados possuem alertas de risco para tempestades e ventos fortes