Clima
Chuva intensa no Centro-Oeste e fim do calorão no Sul: veja a previsão
Inmet prevê até 200 mm em áreas de MT e GO; Sul do país espera virada no tempo com chegada de frente fria
Redação Agro Estadão
10/02/2026 - 12:04

Nesta semana, o Brasil terá cenários climáticos distintos nas áreas agrícolas, reforçando o alerta aos produtores rurais em relação aos trabalhos de campo.
Para o Centro-Oeste, o alerta se concentra sobre Mato Grosso e Goiás. Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os acumulados de chuva podem ultrapassar os 200 milímetros em sete dias, especialmente em áreas do Norte mato-grossense e no Sudoeste goiano.
A atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém o tempo instável e contribui para a redução temporária das temperaturas máximas, que devem oscilar entre 26 e 28 graus em boa parte da região ao longo da semana. Mesmo assim, o calor segue intenso no Oeste de Mato Grosso do Sul e Sudoeste de Mato Grosso, com máximas entre 34 e 38 graus.
Na região, o excesso de chuva acende o sinal de atenção para operações de campo que, conforme noticiado pelo Agro Estadão, já atrapalham a semeadura do algodão. Além disso, a atenção fica redobrada para o manejo fitossanitário e a logística agrícola, principalmente, da soja que está sendo colhida e enviada aos portos.

Frente fria muda cenário no Sul
Na Região Sul, a semana começou com tempo mais seco e calor elevado, com termômetros podendo alcançar valores entre 34 °C e 38 °C. O cenário só deve mudar a partir da quinta-feira, 12. A mudança será desencadeada pela chegada de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul.
Como efeito, após dias de máximas acima de 34 graus, os termômetros devem registrar queda significativa no estado gaúcho, com temperaturas máximas entre 24 e 26 graus na sexta-fera, 13. O cenário marcará uma virada no padrão climático da região.
Ainda na sexta, a frente fria deve avançar para Santa Catarina e Paraná, levando chuvas mais expressivas entre os dias 13 e 15. No estado catarinense, conforme o Inmet, os volumes podem chegar a 50 milímetros em 24 horas.
Chuvas frequentes e temperaturas amenas
Já no Sudeste, a semana começa com chuvas mais frequentes em São Paulo e Minas Gerais, onde os acumulados podem chegar a 100 milímetros em pontos isolados. Esse padrão mantém as temperaturas mais amenas no centro-sul da região, com máximas entre 24 e 28 graus.
A partir da sexta-feira, 13, porém, a chuva perde força entre Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. O quadro deve favorecer a elevação das temperaturas, que podem ultrapassar os 34 graus em áreas do norte mineiro, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro.
Acumulados de 100 milímetros no Norte e Nordeste
A combinação de calor e chuva volumosa predomina no Centro-sul do Pará e no Oeste do Amazonas, com acumulados entre 100 e 150 milímetros ao longo da semana. Espera-se uma intensificação dessa previsão, principalmente, entre os dias 12 e 15 de fevereiro.
As temperaturas, por sua vez, seguem elevadas, variando entre 28 e 32 graus, podendo, no entanto, superar os 34 graus em Roraima e no extremo norte do Amazonas. No extremo norte da região, a exceção é o Amapá, que também deve registrar volumes significativos de chuva.
Já no Nordeste, o contraste climático se intensifica. Enquanto o extremo Oeste do Maranhão e do Piauí recebe chuvas entre 60 e 100 milímetros, o restante da região enfrenta predomínio de sol, tempo seco e calor intenso. No interior nordestino, as temperaturas máximas podem alcançar até 38 graus, especialmente na Bahia e em áreas do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, exigindo atenção para estresse térmico em lavouras e rebanhos.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
Previsto para 2026, El Niño deve alterar clima no Brasil; saiba como
2
Veja como será o clima em fevereiro no Brasil
3
Como El Niño e La Niña afetam o agro brasileiro?
4
Sul do Brasil entra em alerta máximo com onda de calor
5
Corredor de umidade gera alerta vermelho de chuva forte no País; veja onde
6
2025 foi o sétimo ano mais quente no Brasil desde 1961
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
Carnaval terá calor e tempo firme em parte do Brasil; veja onde vai chover
Condição do clima no feriado do carnaval favorece os trabalhos de colheita em boa parte das regiões produtoras
Clima
RS: tornado de curta duração causa estragos em Pelotas; veja vídeo
Fenômeno ocorreu durante linha de tempestades que atingiu cidade do sul gaúcho
Clima
Estiagem causa prejuízos irreversíveis à soja e agrava crise no campo no RS
Calor extremo e falta de chuva causam abortamento de vagens, queda foliar e perdas severas na produtividade da soja, atesta a Emater-RS
Clima
El Niño deve ganhar força e ampliar riscos climáticos no Brasil
Especialistas apontam calor extremo, chuvas irregulares e maior ocorrência de temporais severos ao longo do ano
Clima
Clima vira no fim de semana com frio e chuva; veja onde
Segundo a Nottus, a trégua nas chuvas entre 13 e 17 de fevereiro abre a melhor janela para os trabalhos no campo no Sudeste e Centro-Oeste
Clima
Sul do Brasil entra em alerta máximo com onda de calor
Inmet prevê temperaturas 5 °C acima da média até sábado; produtores de RS, SC e PR monitoram situação no campo
Clima
Ciclone influencia temporal e causa danos na grande Florianópolis
Ventos fortes destruíram estrutura em Governador Celso Ramos; meteorologista descarta tornado e aponta influência de ciclone extratropical
Clima
Veja como será o clima em fevereiro no Brasil
Regiões Norte e Sudeste devem registrar volumes maiores de precipitação, enquanto Sul e Centro-Oeste tendem a enfrentar mês mais seco