Clima
Chuva e temperaturas amenas marcam a última semana de março no interior do país
Umidade é benéfica para lavouras de algodão e milho segunda safra; confira a previsão do tempo para abril

Paloma Custódio | Brasília | paloma.custodio@estadao.com
25/03/2025 - 08:00

A última semana de março será marcada por chuvas nas áreas entre o Sudeste e o Centro-Oeste do país. A frente fria que provocou precipitações no último fim de semana em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul continuará bastante ativa, provocando instabilidade nestas regiões produtoras do interior do Brasil.
“Não podemos considerar que será uma chuva muito volumosa. Não é nada comparável à chuva do auge do verão, mas será uma chuva suficiente para garantir um bom desenvolvimento das lavouras entre São Paulo, Triângulo e Cerrado Mineiro, Goiás, Vale do Araguaia, Tocantins, Matopiba”, detalhou ao Agro Estadão a sócia-executiva e meteorologista da Nottus, Desirée Brandt. Ela destacou ainda que a umidade prevista para esta semana será benéfica para as lavouras de algodão e de milho segunda safra.
Nesta semana, também há condições favoráveis para o retorno das chuvas entre a Região Sul e a porção sul do Sudeste, com maiores acumulados no norte do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. A informação é da Tempo OK Meteorologia.

Segundo a Tempo OK, a previsão é de uma semana com maior disponibilidade hídrica na Região Sul, no leste de São Paulo, na metade sul de Minas Gerais, em Goiás, em Mato Grosso, no Maranhão e em todos os estados do Norte. Por outro lado, o norte de Minas Gerais, o interior da Bahia, grande parte de Mato Grosso do Sul e o interior de São Paulo devem enfrentar condições de solo mais secas, com chuvas que não serão suficientes para aumentar a umidade do solo.

A partir de sexta-feira, 28, a formação de uma frente fria no Sul do país poderá provocar chuvas localmente volumosas, que podem ser acompanhadas por granizo e rajadas de vento de moderada a forte intensidade.
Temperaturas mais amenas
A previsão da Nottus Meteorologia indica uma redução das temperaturas nesta semana, devido às chuvas. “Não está muito frio, longe disso, apenas a temperatura já não sobe tanto como algumas semanas atrás. Além disso, as noites e as madrugadas vão ficando cada vez mais frescas”, destaca Desirée Brandt. Segundo a meteorologista, essa mudança no padrão de temperatura noturna é favorável para o metabolismo do milho, além de provocar a formação de orvalho, ajudando a reter um pouco mais de umidade.
Nas regiões com previsão de tempo firme, a temperatura máxima continuará elevada e acima da média na maioria das áreas produtoras. Segundo a Tempo OK, o destaque vai para Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo, norte de Minas Gerais, Bahia e Piauí, que devem registrar as maiores máximas ao longo da semana.
Redução gradual das chuvas em abril
Em abril, a chuva tende a se concentrar nos extremos do país, como na Região Sul, no norte e leste do Nordeste — favorecendo especialmente as áreas produtoras de cana-de-açúcar.
No centro do país, incluindo grande parte do Sudeste, Goiás, Norte e Nordeste, a chuva tende a diminuir gradualmente, principalmente a partir da segunda quinzena do mês, o que é natural para esta época do ano.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
La Niña pode antecipar safra de soja 2025/26 no Brasil
2
Próximos dias terão calor intenso, chuvas e risco de granizo
3
Agosto: confira como ficará o clima no Brasil
4
Frio segue no Sul e Sudeste. Veja áreas com risco de geada
5
Fim de semana terá frio intenso e geada; veja quais regiões devem se preparar
6
Frio intenso avança pelo Sul e Sudeste com risco de geada até sexta-feira, 1º

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Clima
Frente fria traz novos temporais ao Sul e reduz temperaturas no país
Inmet alerta para ventos fortes, granizo e possibilidade de geada. No RS, volumes podem alcançar 150 mm

Clima
Rural Clima: plantio antecipado da soja pode elevar potencial do milho 2ª safra
Janela mais segura de semeadura deve reduzir risco de perdas e ampliar produtividade do cereal

Clima
La Niña pode antecipar safra de soja 2025/26 no Brasil
Condições favorecem soja, café, cana e laranja, mas Sul segue vulnerável a estiagens e geadas

Clima
Geadas podem impactar mais de 400 mil sacas de café em MG
Segundo a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado, frio intenso atingiu pelo menos 1.173 hectares no Cerrado Mineiro em 10 e 11 de agosto
Clima
Ciclone extratropical provoca ventos fortes e risco de temporais
Fenômeno, que se formou entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, atinge diretamente estados do Sul, do Sudeste, além do MS
Clima
Próximos dias terão calor intenso, chuvas e risco de granizo
Previsão indica até 40°C em alguns estados; tempo seco predomina no país, mas avanço de frente fria pode trazer tempestades
Clima
Frio segue no Sul e Sudeste. Veja áreas com risco de geada
Previsão do Inmet indica tempo firme e umidade relativa abaixo de 30% em diversas regiões do país
Clima
Fim de semana terá frio intenso e geada; veja quais regiões devem se preparar
Plantações de hortaliças no sul paulista podem ter perdas pontuais com a formação de gelo