Agropolítica
Pedro Lupion é reeleito para presidência da FPA
Frente Parlamentar da Agropecuária apoia Hugo Motta para presidência da Câmara
Paloma Custódio | Brasília
03/12/2024 - 15:30

O deputado Pedro Lupion (PP-PR) foi reeleito como presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para o biênio 2025-2027. O anúncio foi feito em reunião nesta terça-feira, 03, na sede da frente em Brasília. O deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) foi reeleito como vice-presidente da FPA na Câmara dos Deputados, enquanto a Senadora Tereza Cristina (PP-MS) será a vice-presidente no Senado.
O deputado Luiz Nishimori (PSD-PR) e o senador Jaime Bagatolli (PL-RO) serão os 2º vice-presidentes da FPA na Câmara e no Senado, respectivamente.
Na ocasião, os parlamentares se reuniram com o candidato à presidência da Câmara dos Deputados, deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), para apresentar a pauta prioritária da FPA.
O presidente reeleito Pedro Lupion elencou os pontos que seguem como prioridade da bancada, já discutidos previamente com o deputado Hugo Motta, entre eles o projeto de lei de reciprocidade ambiental, o pacote anti-invasão, a Reforma Tributária, a COP 30, tecnologia e produtividade agrícola, transição energética, taxas e controle de fiscalização ambiental, combate a incêndios, seguro e crédito rural, estatuto do produtor rural, entre outros. “Por meio dessa pauta, da entrega desses compromissos, a FPA formaliza o apoio ao futuro presidente da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Motta”, formalizou Lupion.
Durante coletiva de imprensa, o deputado Hugo Motta, que é membro da FPA, disse que, se eleito, será possível manter a sinergia entre Câmara, Senado e governo e defender os interesses do agronegócio. “Nós vamos buscar o próximo presidente do Senado, que deve ser o senador Davi Alcolumbre (União-AP), para ter essa sinergia combinada, para ter tanto os interesses da Câmara, quanto do Senado andando nas duas Casas”, estimou o deputado.
COP 30 é uma oportunidade
Sobre a realização da COP 30 no Brasil em 2025, o deputado Hugo Motta disse que, apesar da pressão internacional sobre a sustentabilidade no agro brasileiro, o evento também representa uma oportunidade de demonstrar que o Código Florestal brasileiro é um dos mais avançados do mundo.
“É uma oportunidade de mostrar que o Brasil preserva as suas florestas, se preocupa com a sustentabilidade, e que alimentamos uma grande parcela do mundo. O mundo tem receio do avanço do agro no Brasil por uma questão de competitividade”, destacou o deputado.
Invasões de terras
Com os recentes casos de invasões de terras no país, um dos pontos prioritários da FPA é o pacote de leis que tramita no Congresso Nacional para combater os crimes de ocupação ilegal de propriedades rurais.
Durante a coletiva, o presidente da FPA Pedro Lupion comentou sobre duas invasões de terra que aconteceram nesta terça-feira, 03, no Rio Grande do Sul e no Pará. “A invasão no Rio Grande do Sul beira ao ridículo. É uma fazenda extremamente produtiva e premiada. É um protesto político. Nunca foi por reforma agrária, sempre foi por política e posicionamento ideológico”, avaliou.
Segundo Lupion, o atual presidente da Câmara Arthur Lira mantém o compromisso de aprovar as pautas do pacote anti-invasão na Casa, bem como o candidato ao cargo, deputado Hugo Motta.
As principais matérias sobre o tema são o PL 8262/17, que está pronto para a votação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, com relatoria do deputado Zucco (PL/RS), e o PL 709/2023, de autoria do deputado Marcos Pollon (PL/MS), que foi aprovado na Câmara em maio de 2024 e aguarda apreciação no Senado.
PL da Reciprocidade Ambiental
Diante da crise provocada pelo boicote às carnes do Mercosul, incluindo as do Brasil, anunciado em meados de novembro pelo Carrefour na França, o Congresso Nacional se uniu para defender os interesses do agronegócio brasileiro. Para isso, as duas Casas devem votar o PL da Reciprocidade Ambiental (PL 1406/2024), que tem apoio do setor e do atual presidente da Câmara, Arthur Lira.
O requerimento de urgência para que a proposta siga para o Plenário da Câmara foi aprovado na semana passada. “Aproveitamos um momento de erro estratégico dos franceses para fazer com que nosso projeto andasse. Não dá pra admitir posicionamentos políticos e comerciais que nós tivemos na semana passada”, ressaltou Lupion.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
Banco do Brasil diz que produtores em recuperação judicial não terão mais crédito; FPA reage
2
Estados, municípios ou Ibama: quem deve fazer o controle dos javalis no Brasil?
3
Lista de espécies invasoras do MMA pode incluir eucalipto, pínus, jaca e manga
4
Abiarroz pede adiamento de fiscalização eletrônica da tabela de frete
5
Crédito rural de R$ 12 bi segue indisponível nas instituições financeiras
6
Entidades reagem à inclusão da tilápia como espécie invasora pelo MMA
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agropolítica
Mapa fecha duas fábricas clandestinas de bebidas alcoólicas em TO
Operação em parceria com a Polícia Civil, a Perícia Técnica e a Vigilância Sanitária recolheu 11 mil litros de destilados impróprios para consumo
Agropolítica
Governo libera contratação de empresas para auxiliar inspeção em abates
Decreto faz parte da regulamentação da Lei do Autocontrole, que é discutida há meses; Anffa Sindical criticou a medida
Agropolítica
Conab vai destinar R$ 67 milhões para escoar trigo do RS e PR
Medida deve facilitar a retirada de 250 mil toneladas de trigo dos mercados locais desses Estados
Agropolítica
Conab vai adquirir de 137 mil t de arroz para formar estoques
O leilão atenderá Estados onde os preços do cereal estão abaixo do mínimo estabelecido com o limite de venda de 189 toneladas por produtor
Agropolítica
Impasse no STF mantém incerteza sobre isenção de impostos para agroquímicos
Enquanto o julgamento na Supremo Corte segue suspenso, no campo, produtores já enfrentam aumento de custos com defensivos
Agropolítica
Deputados aprovam projeto para travar desapropriação de terras produtivas
Proposta amplia condições para que uma propriedade seja considerada não cumpridora da função social; texto segue para aprovação no Senado
Agropolítica
Fávaro: suspensão de processos da Moratória da Soja 'é bom momento para diálogo'
Liminar do ministro Flávio Dino, do STF, paralisou inclusive processo no Cade, que só deve ser retornado após decisão da Corte
Agropolítica
Agronegócio é afetado pelo shutdown mais longo da história dos EUA
Segundo o USDA, programas agrícolas, de inspeção de alimentos e proteção contra doenças em animais e plantas estão sendo comprometidos