PUBLICIDADE

Agropolítica

Fiscalização da Agricultura apreende 900 t de farinha animal "batizada" no PR

Operação Ronda Farinha Batizada foi realizada no município de Arapongas, onde foram fiscalizados dois endereços

Nome Colunistas

Broadcast Agro

16/04/2025 - 14:26

933.600 kg de produtos foram apreendidos na ação - Foto: Mapa/Divulgação
933.600 kg de produtos foram apreendidos na ação - Foto: Mapa/Divulgação

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Polícia Militar do Estado do Paraná deflagraram a Operação Ronda Farinha Batizada, com o objetivo de combater a produção e a comercialização clandestina de farinhas de origem animal para alimentação de diversas espécies.

A operação, no dia 9 de abril, foi realizada no município de Arapongas (PR), onde foram fiscalizados dois endereços suspeitos de fabricar e comercializar produtos destinados à alimentação animal com falsificação do selo de inspeção federal, operando sob condições higiênico-sanitárias inadequadas, informou o ministério, em comunicado.

CONTEÚDO PATROCINADO

A ação foi coordenada pelo Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sipoa) e teve o apoio de servidores do 8º Sipoa. Durante a ação, foram apreendidos matérias-primas e produtos acabados em situação irregular. A equipe flagrou a utilização de produtos de estabelecimentos sem registro no ministério, misturas irregulares e diluições não permitidas.

Conforme o Ministério da Agricultura, ao todo, foram emitidos dois termos de suspensão de atividades, um auto de infração e um termo de apreensão, resultando na apreensão de 933.600 kg de produtos, causando um prejuízo aos infratores de aproximadamente R$ 2.334.000,00.

A auditora fiscal federal agropecuária (Affa), Andréa Mônica Moretti Barbosa, que participou da ação, alerta as indústrias de alimentação animal e os consumidores, especialmente produtores rurais, sobre os riscos do uso desses produtos na alimentação dos animais. “A utilização de produtos provenientes de estabelecimentos sem registro no ministério pode comprometer a saúde do rebanho e causar efeitos deletérios na saúde humana devido à possível presença de resíduos nos produtos de origem animal”, destacou ela no comunicado.

O Ministério da Agricultura e Pecuária ressaltou a importância de que os produtos destinados à alimentação animal sejam provenientes de estabelecimentos registrados no ministério, com o número de registro informado por meio do carimbo de fiscalização federal impresso na embalagem.

Consumidores que se depararem com produtos sem o referido carimbo podem encaminhar denúncias pelo canal oficial Fala.BR e consultar a veracidade do número de registro do estabelecimento no site do Ministério.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Pena por incêndios florestais pode subir para 10 anos de prisão

Agropolítica

Pena por incêndios florestais pode subir para 10 anos de prisão

Projeto que tramita em caráter conclusivo prevê ainda penas específicas para incêndios em APPs e em Unidades de Conservação.

Congresso aprova crédito extraordinário para emergências sanitárias

Agropolítica

Congresso aprova crédito extraordinário para emergências sanitárias

Ministério da Agricultura ainda mantém status de emergência fitossanitárias para 3 pragas e de emergência zoossanitária para gripe aviária

“Não acho que estamos maduros para votar isso agora”, afirma Lupion sobre acordo Mercosul-UE

Agropolítica

“Não acho que estamos maduros para votar isso agora”, afirma Lupion sobre acordo Mercosul-UE

Questão sobre salvaguardas preocupa a bancada ruralista, que pensa em medidas para minimizar os impactos do acordo no agronegócio

O chapéu vai ser proibido no campo? Entenda essa polêmica

Agropolítica

O chapéu vai ser proibido no campo? Entenda essa polêmica

Em nota técnica, CNA explica o Programa de Gerenciamento de Riscos no Trabalho Rural; FAEP descarta a obrigatoriedade do uso do capacete no campo

PUBLICIDADE

Agropolítica

Setor de pescado pede que governo de SP barre tilápia do Vietnã

Pedido segue modelo adotado por SC, citando risco sanitário de vírus exótico e questões tributárias que geraram distorção concorrencial

Agropolítica

Agenda do agro no Congresso: veja as prioridades da bancada ruralista neste ano

Em entrevista ao Agro Estadão, o deputado Lupion afirma que a FPA retoma as atividades com foco em pautas como o marco temporal, seguro rural, lei das cultivares e vetos presidenciais.

Agropolítica

MP-SP apura venda de área de pesquisa do governo em Pindamonhangaba

APqC cobra esclarecimentos da Secretaria de Agricultura sobre venda de área usada por instituições científicas; Governo diz que não foi notificado e que a venda foi dentro da lei

Agropolítica

Brasil abre novos mercados em Mianmar e na Malásia

Produtos derivados de reciclagem animal e castanhas brasileiras estão na lista 

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.