Ministro da Agricultura diz que definição será do ministro Alexandre Padilha, que já tem nome indicado
Após a saída de Neri Geller do cargo de secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, o ministro da pasta, Carlos Fávaro, disse não saber quem ocupará o cargo que segue vago. Ao Agro Estadão, ele disse que o assunto está sendo tratado pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. “Quem vai indicar será o Padilha”, afirmou Fávaro.
Geller saiu do ministério após as polêmicas envolvendo o leilão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a compra de arroz. Depois da demissão, o Mapa nomeou Wilson Vaz para o cargo de secretário adjunto de Política Agrícola. Na prática, ele assumiu a responsabilidade à frente da secretaria, que é uma das principais nas tomadas de decisão do Plano Safra, por exemplo.
Na segunda, 24, o ministro Padilha confirmou que o PSD indicou o nome do superintendente do Mapa em São Paulo, Guilherme Campos Júnior, segundo apuração do Broadcast Agro. Campos teria sido a única indicação até o momento e não teve objeções.
“Da nossa parte já foi encaminhado (o nome) ao Ministério da Agricultura, não temos nenhuma objeção a esse nome (…) é uma pessoa qualificada. Tem características técnica e política para o cargo, agora é tramitação administrativa”, disse Padilha, de acordo com o Broadcast Agro.
O envio da indicação acontece às vésperas do lançamento do Plano Safra 2024/2025. A previsão é de que o anúncio seja no dia 03 de julho, em Brasília (DF).