Agropolítica
Ação conjunta: técnicos de SP apoiam RS na recuperação agropecuária
Foco inicial é a defesa sanitária estadual com manejo de carcaças de animais mortos; “O status sanitário é algo muito caro para nós”, diz secretário adjunto do RS
3 minutos de leitura 23/05/2024 - 10:06
Sabrina Nascimento
Com as inundações diminuindo no Rio Grande do Sul, o governo estadual começa a levantar os danos nas cadeias econômicas afetadas pelas enchentes. No âmbito do setor agropecuário, o estado está recebendo apoio técnico e logístico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) de São Paulo.
Ao Agro Estadão, o coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas da SAA, José Carlos Faria Jr, explicou que a segunda fase da campanha ‘Agro SP Solidário’ envolve a mobilização de técnicos das áreas de Extensão Rural, Defesa Agropecuária e Tecnologia da Informação.
Esses profissionais, cerca de 60 a 100 voluntários, serão divididos em equipes e irão atuar nas regiões mais afetadas do Rio Grande do Sul, auxiliando em necessidades imediatas, como questões sanitárias. “Vamos oferecer suporte para emissões de guias de trânsito animal (GTA), ajudar na liberação para circulação de mercadoria, porque eles estão com dificuldade até de transporte de mantimentos para os animais”, destaca Faria Jr.
Uma questão importante para a defesa agropecuária é o manejo adequado das carcaças de animais mortos nas enchentes. Ao Agro Estadão, o secretário adjunto da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS, Márcio Madalena, disse que essa área precisa de atenção especial visando o médio e longo prazo.
“É de extrema importância para a reorganização produtiva e econômica da agropecuária gaúcha. O status sanitário é algo muito caro para nós, conquistado ao longo dos anos”, afirmou Madalena.
Apoio prioritário
A crise no Rio Grande do Sul deixou as autoridades locais sem veículos, internet e data centers, dificultando a gestão agropecuária. Com isso, além do apoio de pessoal, também serão enviadas vans, caminhonetes e caminhões munck para transportar materiais essenciais.
“Eles [governo do RS] relataram muito para a gente que produtores da bacia leiteira estão sem condição de receber material. O feno não chega, o milho não chega, não tem como transportar, por isso, é necessário caminhões que fazem esse transporte”, afirma José Carlos.
As regiões prioritárias para receberem esse apoio são o Vale do Caí, o Vale do Rio Pardo e o Vale do Taquari, locais que foram devastados pelas enxurradas e inundações. E em especial, para suínos, bovinos de leite e aves.
“A região metropolitana [de Porto Alegre] tem uma área produtiva ao entorno que nós estamos observando, dando uma atenção também”, destaca Madalena.
O clima ainda é um desafio
Apesar das equipes e dos materiais estarem prontos para sair de São Paulo, a definição de quando essa ajuda poderá chegar ao Rio Grande do sul ainda depende das condições climáticas. Fato monitorado constantemente pelo governo gaúcho.
À reportagem, o secretário do RS disse esperar uma definição do calendário de ações até o fim de semana.
Mobilização solidária
Com o apoio oferecido pelos estados, o governo gaúcho acredita que será possível oferecer assistência aos produtores.
“Fizemos cálculos detalhados para avaliar nossa capacidade de trabalho hoje, e estamos muito confortáveis no que tange à questão de que teremos todas as condições necessárias para realizar um bom trabalho de campo”, conta Márcio Madalena.
Somente o estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura, arrecadou 150 mil litros de água e 500 toneladas de mantimentos, entre alimentos, remédios e utensílios, na primeira fase da campanha Agro SP Solidário. Os itens já foram enviados ao Rio Grande do Sul.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
STF suspende lei de MT sobre invasões de terras
2
Aprosoja MT comemora aprovação de projeto contra moratória da soja
3
“Vamos buscar todas as oportunidades que existirem em todas as cadeias produtivas”, diz novo secretário de Relações Internacionais do Mapa
4
STF mantém conceito que possibilita compensações ambientais dentro do Código Florestal
5
Lula sanciona lei do Combustível do Futuro
6
Agricultura altera normativa sobre padrões de qualidade do vinho e derivados; veja o que muda
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agropolítica
Danone reafirma que não há restrição para soja brasileira
Presidente da multinacional para a América Latina diz que soja brasileira "é um insumo essencial para nossos produtores de leite
Agropolítica
FPA e governador do PR se reúnem com Gilmar Mendes e pedem celeridade na resolução de conflitos de terra
Grupo também reforçou pedido para que polícia estadual atue nos enfrentamentos
Agropolítica
Aprovado na Câmara projeto que inclui produtores independentes no RenovaBio
Proposta ainda precisa passar pelo Senado e garante repasse mínimo de 60% dos CBios
Agropolítica
“É uma questão de cada um no seu quadrado”, diz presidente da FPA sobre relação com o governo
Presidente da FPA diz que setor e governo vivem momento de entendimento, mas que irá reagir se houver “ataque” ao protagonismo do agro
Ministério da Pesca estabelece plataforma oficial para solicitar certificados
Ao menos três certificados serão solicitados pela plataforma; medida começa a valer em dezembro
Teixeira: Congresso pode permitir revolução dos bioinsumos no País
Ministro do Desenvolvimento Agrário diz que, apesar do avanço do setor em direção a práticas mais sustentáveis, ainda há barreiras para a adoção dos bioinsumos
Editada MP com novas medidas em apoio aos produtores rurais do Rio Grande do Sul
Ações ajustam brechas dentro das normativas de auxílio ao RS já em vigor
STF mantém conceito que possibilita compensações ambientais dentro do Código Florestal
Entidades do agronegócio dizem que medida garante segurança jurídica dos produtores rurais