Oferecimento:

Patrocinador
AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

AGRISHOW 2024

Carro voador: quando e como ele será usado no agronegócio?

Equipamento foi apresentado na Agrishow 2024; carro voador só deverá circular no Brasil em 2025

1 minuto de leitura

18/05/2024 | 09:00

Por: Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com

carro voador
Foto: Fernanda Farias/Agro Estadão

O carro voador desperta curiosidade já pelo design. Em formato arredondado, com hélices feitas de carbono e cabine com ar condicionado, o eVTOL que está disponível no Brasil, custa cerca de R$ 600 mil. O Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) é fabricado pela chinesa EHang, e foi trazido para o mercado brasileiro pela Gohobby, uma das primeiras empresas a atuar na importação de drones e VANTs.

A cabine é pequena, mas comporta de forma confortável duas pessoas e uma bagagem, totalizando 220 kg de capacidade. O voo é planejado em um software e monitorado por um operador em solo, com quem os passageiros podem falar pelo sistema de comunicação. Quem está na cabine também pode controlar a temperatura do ar. De resto, é desfrutar da vista e da experiência 

O carro voador atinge até 130 km/h e tem autonomia para voar até 30km em linha reta. O equipamento é elétrico, com 16 motores independentes e 12 baterias. Se algum problema acontecer durante o voo, ele funciona com no mínimo 11 motores. Na agricultura, o carro voador pode ajudar no transporte pelas fazendas e monitoramento das áreas. “Ele pode sobrevoar as lavouras e servir para transporte dentro da fazenda com deslocamento mais rápido”, afirma Adriano Buzaid, CEO da GoHobby. 

ceo da empresa dentro do carro voador
Adriano Buzaid, CEO da GoHobby. Foto: GoHobby/Divulgação

Na Agrishow 2024, carro voador teve 18 contratos de pré-venda

A mais recente aparição do eVTOL foi na Agrishow, em Ribeirão Preto (SP). Durante a feira, ao menos 16 contratos de pré-venda foram assinados por produtores rurais que buscavam tecnologia para as fazendas. 

O carro voador ainda não pode levantar voo, porque a Gohobby está em processo de autorização junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação). A expectativa da empresa é obter essa liberação até metade de 2025. Mas você pode conferir ele em ação neste vídeo abaixo, divulgado pela fabricante.

Carro voador em demonstração de voo pela EHang, fabricante chinesa do equipamento. Crédito: EHang/GoHobby/Divulgação.

Além do eVTOL importado pela Gohobby, em breve mais modelos devem surgir no mercado brasilerio. A Embraer já está trabalhando na fabricação de um protótipo por meio da Eve Air Mobility, subsidiária brasileira que fabrica aeronaves elétricas em Tatuapé (SP).

Bom Dia Agro
X
Carregando...

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de AGRISHOW 2024

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas