Oferecimento:

Patrocinador
AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

AGRISHOW 2024

Morre vítima de acidente envolvendo helicóptero na Agrishow

Em depoimento à Polícia Civil, responsável por heliponto diz que pilotos do helicóptero erraram ao passar por cima das barracas; pilotos dizem que não havia proibição

2 minutos de leitura

07/05/2024

Por: Fernanda Farias* | fernanda.farias@estadao.com | Atualizado às 22h05

cobertura de barraca desabou na Agrishow
Cobertura de barraca desabou sobre trabalhadores na Agrishow. Foto: Fernanda Farias/Agro Estadão

A organização da Agrishow divulgou que o trabalhador ferido durante acidente envolvendo um helicóptero particular, no dia 2 de maio, não resistiu aos ferimentos. A morte foi confirmada pela assessoria de imprensa do evento na tarde desta segunda-feira, 6, em nota. O nome da vítima não foi divulgado a pedido da família.

O jovem prestava serviços no galpão de distribuição de bebidas da Agrishow, que foi realizada de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP). Ele e outras pessoas estavam embaixo da cobertura, que desabou, como mostra este vídeo do momento do acidente publicado nas redes sociais do Agro Estadão.

Além do jovem, outra mulher ficou ferida. Os dois foram levados de ambulância para um hospital particular do município. Segundo o Agro Estadão apurou, ele teria sofrido traumatismo craniano. A terceira vítima, também um jovem, foi direcionada ao pronto atendimento da Agrishow em estado de choque.

corpo de bombeiros e testemunhas caminhando em área onde ocorreu o acidente na Agrishow 2024
Jovem ficou em estado de choque e foi levado para atendimento médico. Foto: Fernanda Farias/Agro Estadão

Segundo testemunhas, o helicóptero se preparava para pousar, quando uma corrente de vento gerada pela aeronave teria provocado o desabamento do teto da tenda de bebidas. No mesmo dia, a Agrishow suspendeu as operações envolvendo helicópteros na feira. O acidente está sendo investigado.

Pilotos dizem que não havia proibição de sobrevoarem em cima das barracas

O Agro Estadão teve acesso ao Boletim de Ocorrência registrado na Polícia Civil. Nele, os pilotos do helicóptero alegaram “que não havia nenhuma proibição de sobrevoarem as barracas para o pouso”, e que estavam em baixa velocidade pois foram “atrapalhados por outras aeronaves” momentos antes do pouso. 

Já o organizador do heliponto disse no depoimento que “os pilotos erraram ao se aproximarem para pouso passando sobre as barracas, que somente as aeronaves de pequeno porte estariam autorizadas a passar por aquele perímetro”.

O BO diz, ainda, que um perito informou à Polícia Militar que uma das vigas rompidas tinha “sinais de oxidação interna”, mas que a “estrutura parecia bem forte e possuía outras vigas de sustentação que também cederam, demonstrando que houve grande pressão sobre elas”. 

O que dizem o Santander e a organização da Agrishow

Em nota, o Santander “lamenta profundamente o incidente em virtude do deslocamento de vento durante o processo de pouso de seu helicóptero na Agrishow”. A instituição diz que aguarda as apurações sobre as causas, e, independentemente disso, já recebeu a confirmação dos organizadores da Agrishow de que as vítimas estão recebendo toda a assistência necessária.

A organização da feira também se manifestou por nota, e esclareceu que todas as normas técnicas internacionais e da Anac são seguidas em todas as operações aéreas durante a feira, há mais de oito anos. “Sobre o aspecto operacional, a organização realizou uma apresentação das regras de operação para os pilotos de todas as aeronaves que demonstraram interesse em utilizar o espaço. Além disso, disponibilizamos um material informativo com todas as normas técnicas e operacionais a serem seguidas, em PDF e em vídeo”, disse a nota.

*Colaborou Igor Savenhago

Bom Dia Agro
X
Carregando...

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região