Agricultura
Conab mantém estável projeção para safra de grãos 2025/2026
Estimativa é de que Brasil colha 354,8 milhões de toneladas; confira as previsões de safra por cultura
Redação Agro Estadão
13/11/2025 - 09:49

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta quinta-feira, 13, o 2º Levantamento de Grãos da Safra 2025/2026. Segundo a estimativa, o país deve produzir 354,8 milhões de toneladas de grãos, representando uma alta de 0,8% em relação ao observado na temporada passada. Se confirmada, será uma nova safra recorde.
No comparativo com o levantamento do mês passado, a projeção se manteve estável, já que o incremento foi de 126,1 mil toneladas. Estabilidade também vista na área de plantio, onde a expectativa é alcançar 84,4 milhões de hectares, 3,3% a mais do que no ciclo anterior. Na produtividade, o esperado é de que cada hectare produza em média 4.203 quilos, o que é 2,4% abaixo do registrado na safra 2024/2025, similar ao previsto no levantamento anterior.
De acordo com a estatal, a área plantada ainda pode ter alterações, já que além das culturas de primeira safra, cujo plantio se estende até o fim de fevereiro, a área estimada inclui também as lavouras de segunda e terceira safras, assim como as de inverno, com plantios previstos até junho. “A área atualmente estimada ainda poderá sofrer alterações em virtude de variáveis, como o comportamento do mercado e das condições climáticas, entre outros fatores”, indicou o levantamento.
Confira as previsões para as principais culturas
Culturas como soja e milho não tiveram alterações significativas em relação ao levantamento de outubro. Com isso, a estimativa da renovação de um recorde na soja continua mantida. Veja as projeções:
Soja – A expectativa é de que o Brasil colha 177,6 milhões de toneladas (+3,6%). A área dedicada à cultura também deve crescer no mesmo nível e chegar a 49,1 milhões de hectares. Segundo a Conab, até a semana passada, 58,4% da área já estava semeada, ritmo diferente do observado na mesma data do ano passado, que tinha 66,1% nesse mesmo período.

Milho – A estatal revisou a projeção para milho, aumentando em cerca de 200 mil toneladas em relação ao levantamento passado. Com isso, o indicativo é de uma produção de 138,8 milhões de toneladas. Comparando com a safra passada, deve haver uma queda de 1,6%. Até a semana passada, o plantio da primeira safra do milho havia atingido 47,6%.
Algodão – A produção da pluma deve ficar em 4 milhões de toneladas, recuo de 1,2% frente ao ciclo passado. A área semeada de algodão estimada é de 2,1 milhões de hectares (+2,4%). Já a produtividade prevista deve cair 3,6%, ficando em 1.855 quilos por hectare.
Arroz – Com uma área (-7,1%) e a produtividade (-4,8%) menores nesta safra, a expectativa é de que a colheita do cereal fique em 11,2 milhões de toneladas (-11,5%).
Feijão – A Conab estima que a produção de feijão no Brasil deve ficar no mesmo nível do registrado no ciclo passado, ou seja, sem crescimento ou recuo. A estimativa indica uma produção de 3,07 milhões de toneladas.
Trigo – Com uma colheita caminhando para a finalização nos principais Estados produtores, a produção projetada de trigo deve chegar a 7,67 milhões de toneladas. No comparativo com a safra passada, o resultado é 2,6% menor. A colheita no Rio Grande do Sul já passou de 40% da área plantada e no Paraná ultrapassou os 88%.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agricultura
1
5 frutas do Cerrado que você precisa conhecer
2
Conheça a palmeira que dá palha e fruto recordista em vitamina A
3
Tudo o que você precisa saber para cultivar abacaxi
4
Produtores de MT desaceleram investimentos: "momento é de cautela"
5
Conhece a típula? Não, ela não é um mosquito gigante
6
Quantas cores de pitanga existem no Brasil?
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agricultura
MS: com o fim do vazio sanitário, produtores iniciam plantio do algodão
Estado tem 31 mil hectares cadastrados e exige manejo integrado, destruição de soqueira e regularização eletrônica das áreas
Agricultura
Portaria atualiza lista de pragas quarentenárias presentes no Brasil
Município do Pará foi incluído como área de ocorrência para praga da mandioca e o Estado de Rio Grande do Sul para a cultura da videira
Agricultura
Recorde mundial: veja onde foi colhido o maior pêssego do planeta
Nova marca mundial de 828,5 gramas destaca técnicas que ampliam o potencial das frutas
Agricultura
Brasil semeou 58% da área prevista para soja e 48% de milho verão
Apesar do ritmo mais lento em relação a 2024, trabalho com soja supera média dos últimos cinco anos, segundo Conab
Agricultura
Falta de chuva causa replantio de soja em Mato Grosso
Produtores alertam para perdas no campo; Aprosoja-MT pede ao Mapa e à Conab revisão das estimativas da safra 2025/26.
Agricultura
Toque especial: cafés produzidos por mulheres são destaques na SIC
Iniciativas como o selo da IWCA Brasil e o concurso Florada Premiada ampliam a valorização das produtoras rurais
Agricultura
Cadastro Ambiental Rural: o que o produtor precisa saber para estar em dia
O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico obrigatório, essencial para o acesso a crédito e a programas governamentais
Agricultura
SLC firma parceria de R$ 1 bilhão para expandir irrigação e dobrar produção anual
Companhia prevê aumento da produtividade com conversão de áreas de sequeiro e expansão de sistemas de irrigação na Bahia