PUBLICIDADE

Pecuária

Exposição do Mangalarga Marchador reúne 1.600 animais em MG

O encontro da raça, que possui mais de 26 mil criadores, vai até 2 de agosto no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

19/07/2025 - 08:00

Exposição é realizada anualmente desde 1982, quando 413 animais foram expostos | Foto: ABCCMM/Divulgação
Exposição é realizada anualmente desde 1982, quando 413 animais foram expostos | Foto: ABCCMM/Divulgação

A 42ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, que começa neste sábado, 19, e vai até o dia 2 de agosto, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, capital mineira, deve reunir 1.600 animais de todo o Brasil.

O evento é promovido pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), uma das maiores associações de equinos da América Latina, com mais de 26 mil associados e um plantel de mais de 775 mil animais.

CONTEÚDO PATROCINADO

Entre as atrações da exposição, se destacam os Julgamentos de Marcha e Morfologia na Pista Principal, palestras técnicas, além de provas esportivas e sociais, que contam com a participação de crianças, adolescentes, mulheres, criadores e usuários da raça.

A expectativa da organização é que mais de 200 mil pessoas passem pelo parque e curtam também espaços gastronômicos, Vila Kids, Calçada da Marcha, uma instalação na entrada do evento que destaca marcas de ferraduras de campeões nacionais, e Vitrine Viva, corredor interativo que transporta o visitante para o universo da raça, por meio de projeções em LED, sons, sombras de cavalos e sombras imersivas.

Provas e outras atrações deverão ser acompanhadas por mais de 200 mil visitantes, segundo a organização | Foto: ABCCMM/Divulgação

Crescimento

A exposição é realizada anualmente desde 1982, quando foram expostos 413 animais da raça. Os 1.600 previstos para a edição deste ano são de 505 expositores de 18 estados brasileiros.

PUBLICIDADE

Segundo a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, o evento possibilita o encontro entre criadores, o fomento de novos negócios e também funciona como uma vitrine para os atributos da raça – que, segundo um estudo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), em Piracicaba (SP), responde por 31% do rebanho de cavalos no Brasil, o que corresponde a um movimento financeiro anual de R$ 11,7 bilhões de dólares.

“Hoje, a Nacional é pensada para o nosso associado. São 26 mil criadores que, com paixão e compromisso, constroem a história do Mangalarga Marchador. Em um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro, celebramos a força da equideocultura e o impacto econômico da nossa raça que movimenta mercados, gera empregos e leva o nome do Brasil para o mundo”, afirma, em nota.

Com o tema “Tradição se honra. Legado se constrói”, a exposição, a exemplo de 2024, homenageia os membros da ABCCMM, que têm seus nomes grafados em um painel. As transmissões das festividades serão feitas pelo canal do YouTube da associação.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.