Inovação

Embrapa lança cultivares de soja com resistência a pragas e tolerância a herbicidas

Novidades nasceram de parceria com a Bayer e possuem a biotecnologia Intacta2/Xtend®

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou duas cultivares de soja com alta resistência a pragas e doenças e tolerância aos herbicidas glifosato e dicamba. As novidades são as cultivares BRS 2058 i2X e BRS 2361 i2X que possuem resistência contra algumas das principais ameaças à cultura da soja, como lagartas, cancro da haste, pústula bacteriana e podridão radicular de fitóftora, garantindo mais segurança e produtividade aos agricultores.

A BRS 2361 i2X é recomendada para as regiões norte e oeste do Paraná, com um ciclo de produção entre 110 e 120 dias. Já a BRS 2058 i2X é mais adequada para regiões de clima frio, como o sul e sudoeste do Paraná, áreas produtoras de Santa Catarina e a metade norte do Rio Grande do Sul, apresentando um ciclo de 115 a 125 dias. 

Em condições ideais de cultivo, ambas as cultivares possuem potencial para atingir uma produtividade de até 5 mil quilos por hectare. “Comparadas aos principais grãos do mercado, essas duas cultivares apresentaram um ganho de produtividade entre 3% e 4%, superando a média de ganho genético, que geralmente varia entre 1,5% e 1,8%”, explicou à reportagem o analista da Embrapa Soja, Rogério Borges.

A BRS 2361 i2X tem ciclo de produção entre 110 e 120 dias. Foto: Helton de Azevedo/Embrapa

Tecnologia Intacta2/Xtend®

As novas cultivares de soja foram desenvolvidas com a biotecnologia Intacta2/Xtend®, um melhoramento genético desenvolvido pela Bayer para proteger a soja contra as principais lagartas que atacam a cultura. Além disso, também possui tolerância aos herbicidas dicamba e glifosato, conferindo maior flexibilidade ao manejo de plantas daninhas, relata Borges.

“[Essa tecnologia] facilita o manejo do produtor, porque o glifosato, em alguns casos, não tem efeito sobre várias plantas daninhas. Com a Intacta2/Xtend®, é possível aplicar um novo herbicida, como o dicamba, que mata as plantas daninhas que o glifosato já não mata mais, sem prejudicar a soja”, detalha.

Segundo o analista, a Bayer detém a patente do gene da transgenia Intacta2/Xtend®. Para o desenvolvimento das novas cultivares de soja BRS 2058 i2X e BRS 2361 i2X, a Embrapa firmou uma parceria com a empresa. “Eles nos fornecem essas plantas com o gene para que possamos utilizá-las em cruzamentos e desenvolver cultivares com a nossa genética. Toda a parte de produtividade, resistência a doenças, estabilidade, ciclo, todas as outras características da cultivar vêm do programa de melhoramento genético da Embrapa”, esclarece.

Novas cultivares de soja já estão disponíveis

A BRS 2058 i2X tem indicação de semeadura para região Sul. Foto: Helton de Azevedo/Embrapa

Segundo Rogério Borges, quatro produtores parceiros da Embrapa já estão multiplicando as sementes das cultivares de soja BRS 2058 i2X e BRS 2361 i2X para atender aos agricultores interessados no plantio na safra 2025/26. Serão cerca de 150 toneladas de sementes de cada.

“Mas vários produtores já demonstraram interesse em multiplicar as sementes na próxima safra”, ressalta Borges. Os pedidos poderão ser feitos a partir de abril, com o plantio previsto para o segundo semestre de 2025. Para informações sobre os sementeiros, entre em contato com a Embrapa mais próxima.