Inovação
Embrapa lança cultivares de soja com resistência a pragas e tolerância a herbicidas
Novidades nasceram de parceria com a Bayer e possuem a biotecnologia Intacta2/Xtend®

Paloma Custódio | Brasília | paloma.custodio@estadao.com
07/04/2025 - 08:00

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou duas cultivares de soja com alta resistência a pragas e doenças e tolerância aos herbicidas glifosato e dicamba. As novidades são as cultivares BRS 2058 i2X e BRS 2361 i2X que possuem resistência contra algumas das principais ameaças à cultura da soja, como lagartas, cancro da haste, pústula bacteriana e podridão radicular de fitóftora, garantindo mais segurança e produtividade aos agricultores.
A BRS 2361 i2X é recomendada para as regiões norte e oeste do Paraná, com um ciclo de produção entre 110 e 120 dias. Já a BRS 2058 i2X é mais adequada para regiões de clima frio, como o sul e sudoeste do Paraná, áreas produtoras de Santa Catarina e a metade norte do Rio Grande do Sul, apresentando um ciclo de 115 a 125 dias.
Em condições ideais de cultivo, ambas as cultivares possuem potencial para atingir uma produtividade de até 5 mil quilos por hectare. “Comparadas aos principais grãos do mercado, essas duas cultivares apresentaram um ganho de produtividade entre 3% e 4%, superando a média de ganho genético, que geralmente varia entre 1,5% e 1,8%”, explicou à reportagem o analista da Embrapa Soja, Rogério Borges.

Tecnologia Intacta2/Xtend®
As novas cultivares de soja foram desenvolvidas com a biotecnologia Intacta2/Xtend®, um melhoramento genético desenvolvido pela Bayer para proteger a soja contra as principais lagartas que atacam a cultura. Além disso, também possui tolerância aos herbicidas dicamba e glifosato, conferindo maior flexibilidade ao manejo de plantas daninhas, relata Borges.
“[Essa tecnologia] facilita o manejo do produtor, porque o glifosato, em alguns casos, não tem efeito sobre várias plantas daninhas. Com a Intacta2/Xtend®, é possível aplicar um novo herbicida, como o dicamba, que mata as plantas daninhas que o glifosato já não mata mais, sem prejudicar a soja”, detalha.
Segundo o analista, a Bayer detém a patente do gene da transgenia Intacta2/Xtend®. Para o desenvolvimento das novas cultivares de soja BRS 2058 i2X e BRS 2361 i2X, a Embrapa firmou uma parceria com a empresa. “Eles nos fornecem essas plantas com o gene para que possamos utilizá-las em cruzamentos e desenvolver cultivares com a nossa genética. Toda a parte de produtividade, resistência a doenças, estabilidade, ciclo, todas as outras características da cultivar vêm do programa de melhoramento genético da Embrapa”, esclarece.
Novas cultivares de soja já estão disponíveis

Segundo Rogério Borges, quatro produtores parceiros da Embrapa já estão multiplicando as sementes das cultivares de soja BRS 2058 i2X e BRS 2361 i2X para atender aos agricultores interessados no plantio na safra 2025/26. Serão cerca de 150 toneladas de sementes de cada.
“Mas vários produtores já demonstraram interesse em multiplicar as sementes na próxima safra”, ressalta Borges. Os pedidos poderão ser feitos a partir de abril, com o plantio previsto para o segundo semestre de 2025. Para informações sobre os sementeiros, entre em contato com a Embrapa mais próxima.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Inovação
1
Embrapa lança biofungicida para vários tipos de podridão
2
IA combinada ao Whatsapp facilita rotina de produtores rurais
3
Primeira usina de etanol de trigo do Brasil vai processar 100 t por dia
4
Bayer inicia processo de registro de novo herbicida
5
Nova tecnologia promete controlar nematoides na soja
6
Bactéria do semiárido vira aliada no combate à seca nas lavouras

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Inovação
MG recebe 1º concurso internacional de Torra entre Brasil e Japão
Evento vai destacar qualidade dos cafés especiais e estreitar laços entre os países; vencedores serão anunciados no dia 25 de agosto

Inovação
Nova tecnologia promete controlar nematoides na soja
Solução promete bloquear a absorção de nutrientes pelas pragas, que geram prejuízos anuais de R$ 16 bilhões à cultura

Inovação
Bactéria da caatinga ajuda a reduzir estresse hídrico nas lavouras
Testes em diversas regiões do Brasil mostraram que a nova tecnologia pode aumentar a produtividade em até 20%

Inovação
Bayer inicia processo de registro de novo herbicida
Pedido foi submetido em três países, além da União Europeia, mas Brasil será o primeiro a ter o produto disponível
Inovação
Pulverizador agrícola: o que você precisa saber antes de investir
Com pulverizador agrícola o uso de pesticidas é reduzido, mas falhas na regulagem podem gerar perdas e exigem bom manejo
Inovação
Primeira usina de etanol de trigo do Brasil vai processar 100 t por dia
Planta está localizada em Santiago (RS); empresa espera produzir até 50 milhões de litros anuais do combustível até 2027
Inovação
IA combinada ao Whatsapp facilita rotina de produtores rurais
Tecnologias integradas à comunicação do dia a dia visam uma tomada de decisão mais rápida e estratégica em diferentes elos do agro
Inovação
Bactéria do semiárido vira aliada no combate à seca nas lavouras
Hydratus, bioinsumo desenvolvido pela Embrapa e Bioma, promete estimular a produtividade mesmo com pouca água