Inovação
Embrapa lança cultivares de soja com resistência a pragas e tolerância a herbicidas
Novidades nasceram de parceria com a Bayer e possuem a biotecnologia Intacta2/Xtend®

Paloma Custódio | Brasília | paloma.custodio@estadao.com
07/04/2025 - 08:00

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou duas cultivares de soja com alta resistência a pragas e doenças e tolerância aos herbicidas glifosato e dicamba. As novidades são as cultivares BRS 2058 i2X e BRS 2361 i2X que possuem resistência contra algumas das principais ameaças à cultura da soja, como lagartas, cancro da haste, pústula bacteriana e podridão radicular de fitóftora, garantindo mais segurança e produtividade aos agricultores.
A BRS 2361 i2X é recomendada para as regiões norte e oeste do Paraná, com um ciclo de produção entre 110 e 120 dias. Já a BRS 2058 i2X é mais adequada para regiões de clima frio, como o sul e sudoeste do Paraná, áreas produtoras de Santa Catarina e a metade norte do Rio Grande do Sul, apresentando um ciclo de 115 a 125 dias.
Em condições ideais de cultivo, ambas as cultivares possuem potencial para atingir uma produtividade de até 5 mil quilos por hectare. “Comparadas aos principais grãos do mercado, essas duas cultivares apresentaram um ganho de produtividade entre 3% e 4%, superando a média de ganho genético, que geralmente varia entre 1,5% e 1,8%”, explicou à reportagem o analista da Embrapa Soja, Rogério Borges.

Tecnologia Intacta2/Xtend®
As novas cultivares de soja foram desenvolvidas com a biotecnologia Intacta2/Xtend®, um melhoramento genético desenvolvido pela Bayer para proteger a soja contra as principais lagartas que atacam a cultura. Além disso, também possui tolerância aos herbicidas dicamba e glifosato, conferindo maior flexibilidade ao manejo de plantas daninhas, relata Borges.
“[Essa tecnologia] facilita o manejo do produtor, porque o glifosato, em alguns casos, não tem efeito sobre várias plantas daninhas. Com a Intacta2/Xtend®, é possível aplicar um novo herbicida, como o dicamba, que mata as plantas daninhas que o glifosato já não mata mais, sem prejudicar a soja”, detalha.
Segundo o analista, a Bayer detém a patente do gene da transgenia Intacta2/Xtend®. Para o desenvolvimento das novas cultivares de soja BRS 2058 i2X e BRS 2361 i2X, a Embrapa firmou uma parceria com a empresa. “Eles nos fornecem essas plantas com o gene para que possamos utilizá-las em cruzamentos e desenvolver cultivares com a nossa genética. Toda a parte de produtividade, resistência a doenças, estabilidade, ciclo, todas as outras características da cultivar vêm do programa de melhoramento genético da Embrapa”, esclarece.
Novas cultivares de soja já estão disponíveis

Segundo Rogério Borges, quatro produtores parceiros da Embrapa já estão multiplicando as sementes das cultivares de soja BRS 2058 i2X e BRS 2361 i2X para atender aos agricultores interessados no plantio na safra 2025/26. Serão cerca de 150 toneladas de sementes de cada.
“Mas vários produtores já demonstraram interesse em multiplicar as sementes na próxima safra”, ressalta Borges. Os pedidos poderão ser feitos a partir de abril, com o plantio previsto para o segundo semestre de 2025. Para informações sobre os sementeiros, entre em contato com a Embrapa mais próxima.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Inovação
1
Estudo usa inteligência artificial para mapear 50 anos de agricultura
2
Fungicida biológico para substituir químicos no tratamento de sementes
3
Biológico com concentração multiplicada por 10 promete facilidades aos produtores
4
Tecnologia brasileira monitora remotamente uso de água e crescimento de florestas
5
Startup brasileira é finalista em desafio global de uso da água
6
Embrapa combina IA e sensores para identificar lagarta-do-cartucho no milho

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Inovação
Ministério da Agricultura lança plataforma para integrar investidores e startups
Ao todo, 15 Estados já assinaram um protocolo de intenções para participar da ferramenta que pretende ser uma vitrine de inovações

CONTEÚDO PATROCINADO
Como a tecnologia ajuda na semeadura de inverno
As culturas de inverno enfrentam variações de temperatura e umidade, além da palhada. A semeadora SKADI, com seu sistema pantográfico individual, garante a profundidade ideal da semente e a uniformidade da lavoura, superando as adversidades climáticas

CONTEÚDO PATROCINADO
Descubra a melhor forma de realizar o plantio nas culturas de verão
Estudos da Embrapa comprovam que o espaçamento desigual das sementes compromete o potencial produtivo. Descubra como a semeadora SPE TOPLINE FLEX AIR, com seu sistema pantográfico, garante uniformidade e maximiza a rentabilidade das culturas de verão.

CONTEÚDO PATROCINADO
Saiba como a semeadura dos grãos pode ser melhor realizada
A irregularidade na semeadura causa perdas de produtividade, como aponta a Pesquisa Agropecuária Tropical (PAT). Conheça a DONNA, a semeadora pantográfica que garante uniformidade e otimiza a janela agronômica mesmo em solos úmidos
Inovação
Embrapa combina IA e sensores para identificar lagarta-do-cartucho no milho
Nova tecnologia detecta lagarta-do-cartucho no milho com mais precisão e evita perdas de até 70% da produção
Inovação
Tecnologia brasileira monitora remotamente uso de água e crescimento de florestas
Solução desenvolvida pelo Instituto Senai em parceria com a startup Agroambiência usa microeletrônica e tem nível alto de precisão
CONTEÚDO PATROCINADO
Aumente a eficiência no campo com o pulverizador ideal
Equipado com motor de 190cv, tanques versáteis e tecnologias como GPS e piloto automático, o Pulverizador Baldan Avola otimiza rotas e elimina sobreposições, garantindo aplicação exata em qualquer terreno
Inovação
Estudo usa inteligência artificial para mapear 50 anos de agricultura
Levantamento identificou seis áreas de pesquisa, lacunas em culturas básicas e crescimento previsto em práticas sustentáveis até 2030