Inovação
Embrapa lança cultivares de soja com resistência a pragas e tolerância a herbicidas
Novidades nasceram de parceria com a Bayer e possuem a biotecnologia Intacta2/Xtend®

Paloma Custódio | Brasília | paloma.custodio@estadao.com
07/04/2025 - 08:00

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou duas cultivares de soja com alta resistência a pragas e doenças e tolerância aos herbicidas glifosato e dicamba. As novidades são as cultivares BRS 2058 i2X e BRS 2361 i2X que possuem resistência contra algumas das principais ameaças à cultura da soja, como lagartas, cancro da haste, pústula bacteriana e podridão radicular de fitóftora, garantindo mais segurança e produtividade aos agricultores.
A BRS 2361 i2X é recomendada para as regiões norte e oeste do Paraná, com um ciclo de produção entre 110 e 120 dias. Já a BRS 2058 i2X é mais adequada para regiões de clima frio, como o sul e sudoeste do Paraná, áreas produtoras de Santa Catarina e a metade norte do Rio Grande do Sul, apresentando um ciclo de 115 a 125 dias.
Em condições ideais de cultivo, ambas as cultivares possuem potencial para atingir uma produtividade de até 5 mil quilos por hectare. “Comparadas aos principais grãos do mercado, essas duas cultivares apresentaram um ganho de produtividade entre 3% e 4%, superando a média de ganho genético, que geralmente varia entre 1,5% e 1,8%”, explicou à reportagem o analista da Embrapa Soja, Rogério Borges.

Tecnologia Intacta2/Xtend®
As novas cultivares de soja foram desenvolvidas com a biotecnologia Intacta2/Xtend®, um melhoramento genético desenvolvido pela Bayer para proteger a soja contra as principais lagartas que atacam a cultura. Além disso, também possui tolerância aos herbicidas dicamba e glifosato, conferindo maior flexibilidade ao manejo de plantas daninhas, relata Borges.
“[Essa tecnologia] facilita o manejo do produtor, porque o glifosato, em alguns casos, não tem efeito sobre várias plantas daninhas. Com a Intacta2/Xtend®, é possível aplicar um novo herbicida, como o dicamba, que mata as plantas daninhas que o glifosato já não mata mais, sem prejudicar a soja”, detalha.
Segundo o analista, a Bayer detém a patente do gene da transgenia Intacta2/Xtend®. Para o desenvolvimento das novas cultivares de soja BRS 2058 i2X e BRS 2361 i2X, a Embrapa firmou uma parceria com a empresa. “Eles nos fornecem essas plantas com o gene para que possamos utilizá-las em cruzamentos e desenvolver cultivares com a nossa genética. Toda a parte de produtividade, resistência a doenças, estabilidade, ciclo, todas as outras características da cultivar vêm do programa de melhoramento genético da Embrapa”, esclarece.
Novas cultivares de soja já estão disponíveis

Segundo Rogério Borges, quatro produtores parceiros da Embrapa já estão multiplicando as sementes das cultivares de soja BRS 2058 i2X e BRS 2361 i2X para atender aos agricultores interessados no plantio na safra 2025/26. Serão cerca de 150 toneladas de sementes de cada.
“Mas vários produtores já demonstraram interesse em multiplicar as sementes na próxima safra”, ressalta Borges. Os pedidos poderão ser feitos a partir de abril, com o plantio previsto para o segundo semestre de 2025. Para informações sobre os sementeiros, entre em contato com a Embrapa mais próxima.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Inovação
1
Lagarta-do-cartucho: novo bioinseticida da Embrapa promete 85% de controle
2
Embrapa lança cultivares de soja com resistência a pragas e tolerância a herbicidas
3
Embrapa espera aval da AGU para captar R$ 100 milhões com royalties
4
Embrapa testa batata-doce e grão-de-bico em missão espacial
5
Embrapa inaugura o primeiro Laboratório de Agricultura Digital da Amazônia
6
Café verde é aliado da cosmética antienvelhecimento

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Inovação
CTC anuncia novas variedades de cana e projeto de sementes sintéticas
Novidades são voltadas ao aumento do potencial produtivo

Inovação
Embrapa testa batata-doce e grão-de-bico em missão espacial
Missão NS-31 da Blue Origin levou tripulação 100% feminina e material desenvolvido pela Embrapa

Inovação
Café verde é aliado da cosmética antienvelhecimento
No dia Mundial do Café, conheça a história de uma Bioquímica mineira que criou marca de cosméticos com propriedades antioxidantes do café verde

Inovação
Parceria deve impulsionar inovação no setor canavieiro
Ações conjuntas com Orplana irão testar e adaptar tecnologias da Embrapa às necessidades reais dos produtores
Inovação
Plataforma Avitec conecta pesquisa e setor para controle de pragas
Ambiente virtual da Embrapa tem foco no combate ao cascudinho e aos ácaros, comuns na avicultura
Inovação
Epamig avalia benefícios do cultivo de feijão mangalô e milho crioulo na mesma área
Estudo busca otimizar recursos, promover segurança alimentar e preservar práticas tradicionais por meio do resgate cultural
Inovação
Solinftec inaugura fábrica de robôs no México
Com investimento de R$ 20 milhões, unidade tem capacidade anual para produção de 1 mil robôs
Inovação
Lagarta-do-cartucho: novo bioinseticida da Embrapa promete 85% de controle
Produto é recomendado para aplicação logo no início da lavoura; Pesquisador dá orientações de como utilizar