Inovação
Cannabis: centro de pesquisa recebe certificado para estudos com planta geneticamente modificada
Laboratório da UFLA é o primeiro do Brasil a obter autorização para esse tipo de estudo

Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com
21/03/2025 - 11:16

As pesquisas relacionadas à cannabis no Brasil vêm ganhando tração nos últimos anos, inclusive com intenções da própria Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de iniciar estudos sobre a planta. Quem está nessa vanguarda científica é o Centro Biotecnológico de Plantas Psicoativas (CBPP) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais. A unidade recebeu a primeira autorização no Brasil para desenvolver projetos in vitro com cannabis medicinal geneticamente modificada.
O laboratório já tinha a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fazer pesquisas que envolviam o cultivo in vitro de cannabis medicinal. A novidade é que agora eles também poderão fazer estudos com a planta transgênica. Isso foi permitido depois da obtenção do Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB) dado pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Esse certificado atesta que as atividades que são realizadas dentro do centro seguem os padrões de segurança biológica. Na prática, isso permite uma ampliação das atuações do laboratório, já que para pesquisar plantas transgênicas no Brasil é exigida essa qualificação.
De acordo com a universidade, o desenvolvimento da cannabis transgênica possibilita a criação de variedades da planta com propriedades específicas. Por exemplo, será possível ter variedades que produzam mais compostos terapêuticos.
“A biotecnologia aplicada à cannabis representa um passo fundamental para a evolução da medicina e para a democratização do acesso a tratamentos baseados nessa planta de grande relevância terapêutica. A obtenção desse certificado reforça o nosso compromisso com a excelência científica, garantindo um ambiente seguro para descobertas inovadoras e avanços na biotecnologia de Cannabis medicinal, beneficiando a comunidade científica, a sociedade, que necessita de novas opções terapêuticas, e a formulação de políticas públicas que garantam acesso a esses tratamentos”, comenta em nota a coordenadora do centro e professora da UFLA, Vanessa Cristina Stein.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Inovação
1
Estudo usa inteligência artificial para mapear 50 anos de agricultura
2
Fungicida biológico para substituir químicos no tratamento de sementes
3
Biológico com concentração multiplicada por 10 promete facilidades aos produtores
4
Tecnologia brasileira monitora remotamente uso de água e crescimento de florestas
5
Ministério da Agricultura lança plataforma para integrar investidores e startups
6
Embrapa combina IA e sensores para identificar lagarta-do-cartucho no milho

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Inovação
Ministério da Agricultura lança plataforma para integrar investidores e startups
Ao todo, 15 Estados já assinaram um protocolo de intenções para participar da ferramenta que pretende ser uma vitrine de inovações

Inovação
Por que os drones são cada vez mais usados na agricultura?
Drones revolucionam o monitoramento, identificando pragas e deficiências nutricionais em tempo real

Inovação
Robô usa luz e inteligência artificial para diagnosticar doenças em algodão e soja
Tecnologia da Embrapa detecta nematoides antes dos sintomas, prometendo reduzir perdas e uso de defensivos nas lavouras

CONTEÚDO PATROCINADO
Como a tecnologia ajuda na semeadura de inverno
As culturas de inverno enfrentam variações de temperatura e umidade, além da palhada. A semeadora SKADI, com seu sistema pantográfico individual, garante a profundidade ideal da semente e a uniformidade da lavoura, superando as adversidades climáticas
CONTEÚDO PATROCINADO
Descubra a melhor forma de realizar o plantio nas culturas de verão
Estudos da Embrapa comprovam que o espaçamento desigual das sementes compromete o potencial produtivo. Descubra como a semeadora SPE TOPLINE FLEX AIR, com seu sistema pantográfico, garante uniformidade e maximiza a rentabilidade das culturas de verão.
CONTEÚDO PATROCINADO
Saiba como a semeadura dos grãos pode ser melhor realizada
A irregularidade na semeadura causa perdas de produtividade, como aponta a Pesquisa Agropecuária Tropical (PAT). Conheça a DONNA, a semeadora pantográfica que garante uniformidade e otimiza a janela agronômica mesmo em solos úmidos
Inovação
Embrapa combina IA e sensores para identificar lagarta-do-cartucho no milho
Nova tecnologia detecta lagarta-do-cartucho no milho com mais precisão e evita perdas de até 70% da produção
Inovação
Tecnologia brasileira monitora remotamente uso de água e crescimento de florestas
Solução desenvolvida pelo Instituto Senai em parceria com a startup Agroambiência usa microeletrônica e tem nível alto de precisão