PUBLICIDADE

Inovação

Café verde é aliado da cosmética antienvelhecimento

No dia Mundial do Café, conheça a história de uma Bioquímica mineira que criou marca de cosméticos com propriedades antioxidantes do café verde

Nome Colunistas

Paloma Custódio | Guaxupé (MG) | paloma.custodio@estadao.com.br

14/04/2025 - 15:16

Vanessa Vilela, CEO da Kapeh - Foto: Kapeh/Divulgação
Vanessa Vilela, CEO da Kapeh - Foto: Kapeh/Divulgação

Uma farmacêutica e bioquímica do sul de Minas Gerais resolveu inovar no mercado da beleza ao incorporar as propriedades antioxidantes do café em cosméticos. Vanessa Vilela vem de uma família de seis gerações ligadas à produção de café — a segunda bebida mais consumida no mundo. O grão, além de importância econômica e cultural, tem uma produção estimada em 51,8 milhões de sacas na safra brasileira de 2025, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Foi durante estudos realizados em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) que Vanessa descobriu que o café verde possui propriedades benéficas para a pele.

CONTEÚDO PATROCINADO

“Uma vez constatados esses benefícios, surgiu a ideia de desenvolver uma marca pioneira na utilização do café na cosmética: a Kapeh”, destaca a fundadora e CEO da empresa. Fundada em 2007, a marca está presente em 18 estados brasileiros, com um mix de mais de 200 produtos, entre sabonetes, hidratantes, leite de banho e creme antissinais.

“Desenvolvemos um projeto com a linha facial da Kapeh, no qual isolamos os ácidos clorogênicos e a cafeína, presentes no grãozinho verde do café, e criamos um pool de clorogênicos. Nos testes de eficácia dessa linha facial antienvelhecimento, ele demonstrou 90% de melhora da pele e redução das rugas em 28 dias”, ressalta. Segundo ela, essa concentração de ácidos clorogênicos é responsável pelo efeito antioxidante ao combater os radicais livres, moléculas que causam danos à pele e aceleram o processo de envelhecimento.

A Kapeh também apostou na flor do café para criar uma linha exclusiva de perfumes e aromatizadores de ambientes. “O café floresce praticamente uma vez ao ano. O aroma exalado dessa florzinha é sensacional. Ela fica aberta de 24 a 48 horas. Então, nós coletamos essas flores do cafezal para produzir nossa linha de perfumes e linha ambiente”, comenta Vilela.

PUBLICIDADE

A Fazenda Rancho Fundo, localizada em Três Pontas, no sul de Minas Gerais, é a fornecedora dos grãos de café verde utilizados como matéria-prima na produção de cosméticos da Kapeh. A propriedade pertence a Juliano Araújo, marido de Vanessa Vilela.

Um dos produtos com propriedades antienvelhecimento oferecidos pela empresa – Foto: Kapeh/Divulgação

Cafés especiais

Além dos cosméticos à base de café verde, a Kapeh oferece uma linha de cafés especiais para consumo com pontuação acima de 84 pontos. Os produtos estão disponíveis nas versões em grãos, moído e em cápsulas. A Fazenda Rancho Fundo é uma das fornecedoras desses cafés especiais sempre que atingem a pontuação exigida, juntamente com outras fazendas produtoras do país. 

Segundo Vanessa, os cafés possuem rastreabilidade de toda a cadeia produtiva. “Hoje, eu consigo fornecer para o meu cliente final, por meio do número do lote do produto, todas as informações da cadeia produtiva do café que foi usado para fazer o produto que ele tem em mãos: como foi colhido, plantado, se o filho de quem colheu tem moradia digna, se teve seus direitos trabalhistas respeitados”, afirma. 

Loja de cosméticos e cafeteria

A Kapeh criou, ainda, um modelo de franquia inovador, que combina uma loja de cosméticos com uma cafeteria no mesmo ambiente. A ideia é proporcionar uma experiência completa aos clientes, oferecendo não apenas o portfólio de produtos da marca, mas diferentes métodos de preparo do café, como expresso, Hario V60, prensa francesa e o tradicional coador de pano.

“Tem um menu degustação, para o cliente provar diferentes tipos de grãos em diferentes tipos de métodos de preparo e identificar que café não é tudo igual — é uma riqueza de aromas, sabores e experiências —, além de perceber a forma como cada grão se comporta nos diferentes tipos de métodos de preparo”, conclui Vanessa.

Fazenda Rancho Fundo é a fornecedora de café verde para a linha de cosméticos – Foto: Kapeh/Divulgação

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Fazenda modelo em agricultura digital tem produtividade 27% maior que média do País

Inovação

Fazenda modelo em agricultura digital tem produtividade 27% maior que média do País

Projeto administrado pela Case IH em Mato Grosso também observou redução com custos de produção e em emissões de carbono

Pesquisa identifica nova espécie de cigarrinha que afeta a cana

Inovação

Pesquisa identifica nova espécie de cigarrinha que afeta a cana

Descoberta do inseto explica falhas no uso de defensivos e reforça a importância do controle biológico

Braschips: batata brasileira garante alta qualidade industrial

Inovação

Braschips: batata brasileira garante alta qualidade industrial

Desenvolvida pela Embrapa, novidade reúne alto rendimento, excelente desempenho na fritura e maior resistência a doenças

Concurso nacional vai premiar invenções da agricultura familiar

Inovação

Concurso nacional vai premiar invenções da agricultura familiar

Iniciativa buscar reconhecer máquinas e equipamentos criados para reduzir esforço no campo e ampliar renda de pequenos produtores

PUBLICIDADE

Inovação

Novo nematoide é descoberto em planta comum de Minas Gerais

Equipe brasileira identifica gênero inédito em folhas de corda-de-viola — trepadeiras comuns em áreas tropicais

Inovação

Embrapa terá primeira unidade internacional mista de pesquisa

Instalação terá duas sedes e previsão de funcionar pelos próximos cinco anos

Inovação

Sistema antigranizo: prefeitos do RS querem tecnologia para evitar perdas no agro

Após prejuízos milionários, cidades gaúchas se mobilizam para instalar tecnologia usada em Santa Catarina há décadas; veja como funciona

Inovação

Castanha-do-brasil vira farinha “turbinada” e rende proteína texturizada

Pesquisa revela que ingrediente amazônico pode substituir a farinha de trigo em produtos plant-based com boa aceitação do público

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.