Inovação

Bayer inicia processo de registro de novo herbicida

Pedido foi submetido em três países, além da União Europeia, mas Brasil será o primeiro a ter o produto disponível

A multinacional Bayer comunicou que enviou o pedido de registro de um novo herbicida. O Icafolin-metil foi submetido a análise no Brasil e em outros três lugares — Estados Unidos, Canadá e União Europeia. A expectativa da empresa é de que o produto seja lançado a partir de 2028, sendo o Brasil o primeiro a ter disponibilidade. 

Em comunicado, a Bayer afirma que o “Icafolin é o primeiro novo mecanismo de ação em mais de 30 anos para o controle em pós-emergência das plantas daninhas recomendado em culturas anuais e perenes”. 

Ainda conforme a empresa, a nova molécula atua “congelando” as plantas daninhas, ou seja, não competem na disputa por nutrientes com as plantas comerciais. Porém, elas ainda ficam no campo servindo de cobertura para o solo. Além disso, as propriedades favorecem doses mais baixas de uso e aplicações direcionadas. Outro ponto destacado é a possibilidade de uso com outros herbicidas, como o glifosato. 

A ideia é de que a nova molécula seja uma das soluções para plantas daninhas resistentes, que têm se multiplicado nas lavouras. Inicialmente, o produto foi desenvolvido para ser usado na cultura da soja, cereais, leguminosas e oleaginosas, além de culturas mais perenes, como frutas cítricas, nozes e uvas. 

A Bayer espera que as vendas globais do novo produto alcance a cifra de 750 milhões de euros (mais de R$ 4,7 bilhões nos valores do câmbio atual).