Gente

Vagas no Agro: MG tem seleção para dois cursos superiores gratuitos

Oportunidades são para formação presencial em Agropecuária de Precisão, em Pitangui, e Tecnologia de Laticínios, em Juiz de Fora

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está com inscrições abertas para dois cursos superiores gratuitos, oferecidos em suas unidades de ensino tecnológico em Pitangui e Juiz de Fora. Ao todo, são 80 vagas disponíveis nas áreas de Agropecuária de Precisão e Laticínios, com aulas presenciais.

O Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (Epamig Itap) anunciou a abertura de 40 vagas para o curso superior de Tecnologia em Agropecuária de Precisão. A formação, gratuita, terá aulas em período integral. O processo seletivo utiliza como critério principal a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em edições realizadas entre 2022 e 2025.

Segundo o coordenador de ensino da Epamig Itap, Robson de Souza, o curso é o único de nível superior em Agropecuária de Precisão no Brasil. Ele destaca que a proposta é ampliar o acesso às tecnologias de precisão e métodos de otimização dos processos produtivos, abrangendo a criação animal e a produção vegetal. 

As inscrições seguem até 28 de janeiro de 2026 pelo site do instituto, com início das aulas previsto para março.

Paralelamente, o Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Epamig ILCT), em Juiz de Fora, oferece outras 40 vagas gratuitas para o curso superior de Tecnologia de Laticínios. A formação tem duração de 3 anos. Com o mesmo formato, tem inscrições abertas também até 28 de janeiro. Informações adicionais estão disponíveis no portal da Epamig ILCT.

Candidatos que não tenham participado do Enem nos anos indicados poderão concorrer a vagas remanescentes para os dois cursos por meio de edital específico, também disponíveis nos sites das instituições.