PUBLICIDADE
Programa prepara a nova geração para o trabalho no campo
Estadão Agro

Especial Patrocinado

Tudo sobre AgroSP

Programa prepara a nova geração para o trabalho no campo

Em quase duas décadas de existência, Jovem Agricultor do Futuro já formou milhares de adolescentes entre 14 e 17 anos no Estado de São Paulo

09/09/2025 - 09:37 | Por: Estadão Blue Studio e Faesp

Foto: Divulgação Faesp/Senar

Programa prepara a nova geração para o trabalho no campo

Oferecimento

Sumário

    Estimular o espírito empreendedor dos jovens do campo, preparando-os para se tornar profissionais autônomos, responsáveis e alinhados às demandas do mercado de trabalho, além de fortalecer o desenvolvimento de competências para a gestão eficiente e sustentável de propriedades agrícolas e pecuárias. Esses são os objetivos do programa Jovem Agricultor do Futuro (JAF), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SP), que desde a criação, em 2006, já formou quase 50 mil jovens entre 14 e 17 anos, em mais de 100 municípios paulistas.

    Realizado anualmente entre abril e novembro, o Jovem Agricultor do Futuro é composto por 464 horas de atividades, entre aulas teóricas (57% da carga horária total) e práticas (os restantes 43%), metodologia que reforça o aprendizado por meio de situações concretas. “A ideia é que o programa reproduza desafios e problemas que aparecem no trabalho, na família e no convívio social, de forma muito semelhante à vida real”, diz Priscila Levorin, responsável pelo programa.

    Um dos objetivos da formação é preparar a sucessão nas propriedades rurais. Ao incentivar a permanência no campo e ampliar a percepção dos jovens sobre as perspectivas do setor agropecuário, o programa torna-se uma ferramenta de combate ao êxodo rural. Essa não é, contudo, uma premissa esperada para todos os participantes. “O programa contribui para dar novos horizontes aos jovens. Há jovens que chegam ao programa sem um norte e saem com expectativas renovadas e horizontes ampliados. Já tivemos desde participantes que foram contratados por usinas e empresas do setor agropecuário até ex-alunos que se tornaram instrutores do próprio programa. Em alguns casos, a experiência também abriu portas para carreiras em outras áreas”, descreve Priscila.

    Assim, o mais importante é formar pessoas que correspondam às exigências do mundo do trabalho de forma compromissada com a ética e a coletividade. “O programa demonstra aos jovens que eles podem percorrer qualquer caminho que desejarem. O trabalho rural, onde já estão inseridos, é uma dessas possibilidades e pode ser muito atraente como carreira”, acrescenta Priscila.

    Novo programa para os jovens

    Priscila Levorin informa que no próximo ano, 2026, vai ser lançado um novo programa para atender os jovens do agro paulista. Trata-se do Programa Jovem Empreendedor do Agro, com mais ênfase em temas contemporâneos de interesse dos jovens, a exemplo de tecnologia e sustentabilidade.

    PUBLICIDADE

    Compartilhar

    Publicado em : 09/09/2025 - 09:37

    Por: Estadão Blue Studio e Faesp - 1 minuto de leitura

    PUBLICIDADE