PUBLICIDADE

Gente

Goiás orienta sobre vacinas obrigatórias para a sanidade animal 

Agrodefesa informa sobre aplicação e venda de doses contra raiva, brucelose e influenza equina em território goiano

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

10/04/2025 - 13:52

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) está intensificando as orientações sobre vacinas obrigatórias e a comercialização de doses fundamentais para a saúde do rebanho. A iniciativa busca esclarecer dúvidas frequentes relatadas por produtores rurais e comerciantes, especialmente em relação à vacinação contra raiva, brucelose e influenza equina.

Em nota, a gerente de Sanidade Animal da Agrodefesa, Denise Toledo, destacou que parte dos produtores rurais ainda está habituada ao modelo de vacinação por etapas, anteriormente adotado para a febre aftosa. “Com o fim da vacinação contra aftosa, percebemos que alguns produtores ficaram com dúvidas sobre outras vacinas obrigatórias e suas respectivas normativas. Nosso papel é orientar os produtores e garantir a manutenção da sanidade do rebanho goiano”, explica.

CONTEÚDO PATROCINADO

Vacinas obrigatórias e recomendações

Raiva — A vacina contra raiva continua obrigatória em 119 municípios goianos, conforme estabelece a normativa vigente da Agrodefesa. Nesses locais, a vacinação é obrigatória para bovinos, bubalinos, equinos, muares, asininos, caprinos e ovinos entre maio e junho. 

No entanto, a vacina pode ser aplicada de forma voluntária em qualquer época do ano, e sua comercialização é permitida durante todos os meses. “A Agrodefesa recomenda a imunização, já que a raiva é uma doença grave, que pode comprometer a produção e a saúde pública”, enfatiza Toledo.

Brucelose — A imunização contra brucelose é obrigatória para fêmeas bovinas e bubalinas entre 3 e 8 meses. Para adquiri-la, o produtor precisa apresentar receita emitida por um médico veterinário devidamente cadastrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). Existem dois tipos de vacina disponíveis: a B19, aplicada apenas em fêmeas dentro da faixa etária obrigatória, e a RB51, que pode ser aplicada em qualquer idade, inclusive em fêmeas bovinas adultas.

PUBLICIDADE

Segundo a Agrodefesa, a comercialização das vacinas contra a brucelose é livre. A aquisição de doses do tipo RB51, tanto para a imunização de fêmeas na faixa etária obrigatória quanto para fêmeas adultas previamente vacinadas na juventude, é permitida e não implica penalidades ao produtor. “O controle da Agrodefesa é realizado não apenas pela venda de vacinas, mas também pelo monitoramento da situação sanitária da propriedade”, destaca a gerente de Sanidade Animal.

A agência ressalta que a simples aquisição da vacina RB51 não caracteriza, por si só, a presença de animais fora da faixa etária obrigatória, tampouco resulta em autuação do produtor. “A vacinação será acompanhada pela Agrodefesa apenas nos casos em que houver inadimplência. O objetivo principal é garantir a sanidade do rebanho, sem penalizar indevidamente o produtor, que pode, sim, utilizar a vacina de acordo com os protocolos sanitários realizados em sua propriedade”, reforça Denise Toledo.

Influenza equina — A aplicação da vacinação contra influenza equina é obrigatória para equídeos que participam de eventos agropecuários. Nesses casos, é necessária a apresentação do atestado de vacinação no ato da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e durante todo o trânsito.

Em caso de dúvidas, o produtor ou o comerciante pode entrar em contato com a Agrodefesa por meio dos canais oficiais de atendimento, como o 0800 646 1122.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

IDR-Paraná abre inscrições para curso de classificação e degustação de café

Gente

IDR-Paraná abre inscrições para curso de classificação e degustação de café

Formação credenciada pelo Mapa prepara profissionais para avaliar a qualidade do grão e da bebida; aulas começam em fevereiro de 2026

Produtores denunciam fraude milionária em cooperativa de café de MG: 'trabalho de uma vida'

Gente

Produtores denunciam fraude milionária em cooperativa de café de MG: 'trabalho de uma vida'

20 mil sacas teriam sido vendidas indevidamente pelo presidente da Cocapil, que teve prisão decretada; defesa considera medida desnecessária

Ministério adverte 956 mil pescadores sobre possível suspensão de licença 

Gente

Ministério adverte 956 mil pescadores sobre possível suspensão de licença 

Trabalhadores da pesca podem perder acesso ao Seguro-Defeso caso não regularizem situação 

Vagas no Agro: Tereos seleciona 400 pessoas em São Paulo

Gente

Vagas no Agro: Tereos seleciona 400 pessoas em São Paulo

Inscrições vão até o próximo dia 20 de janeiro e podem ser feitas por whatsapp

PUBLICIDADE

Gente

Ministério da Agricultura convoca 180 novos auditores fiscais e técnicos

Nomeações incluem auditores fiscais, agentes de inspeção e analistas; posse deve ocorrer em até 30 dias

Gente

Rastreabilidade e genética são prioridades na nova gestão da Acrimat

Nando Conte detalha os desafios de um setor que busca eficiência, crédito e previsibilidade

Gente

Fetag-RS lança campanha contra violência doméstica no campo

Com vídeo nas redes sociais, entidade quer romper o silêncio e estimular denúncias também entre as mulheres da zona rural

Gente

Jerônimo Goergen é eleito presidente da Aprobio

O advogado e ex-deputado federal assume com a missão de fortalecer a governança e ampliar a capacidade de articulação institucional

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.