X
AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Trigo: produção no RS crescerá 55,2%, mesmo com redução de 12% na área

1 minuto de leitura

28/06/2024 | 11:21

Por: Sabrina Nascimento

Entre as culturas de inverno do estado, a cevada terá a maior alteração na área de cultivo, com expansão de 74,3%

A produção de trigo no Rio Grande do Sul (RS), maior estado produtor do cereal, deve crescer 55,2% em comparação com o ano passado. Dessa forma, os gaúchos devem colher mais de 4 milhões de toneladas do cereal este ano, conforme primeira estimativa da safra de inverno divulgada na manhã desta sexta-feira, 28, pela Emater/RS-Ascar

Esse crescimento vai ocorrer mesmo diante da redução de 12,84% na área semeada, que soma 1,3 milhão de hectares, cerca de 200 mil hectares a menos do que em 2023. 

“O trigo foi bastante prejudicado pelo clima do ano passado, especialmente no momento da colheita, mas também nos tratos culturais do trigo sanitário”, explicou o diretor técnico da Emater/RS-Ascar, Claudinei Baldissera, durante coletiva de imprensa. 

A produtividade prevista neste ano é de 3.100 kg por hectares (kg/ha), o que representa elevação de 77,04%, quando comparada aos 1.751 kg/ha obtidos na safra anterior. 

Ritmo de plantio mais lento em comparação com o ano passado e com a média

Segundo a Emater-RS, a semeadura do trigo chegou a 56% da área projetada, ritmo abaixo dos 62% verificados nessa mesma época do último ano e também em relação a média para o período, que é de 67%.

Fonte: Emater/RS-Ascar  | *média: safras 2019-2023

Canola

A cultura apresenta a maior alteração proporcional na área de cultivo entre os grãos de inverno no estado, com expansão de 74,3% nas lavouras. Com isso, são projetados 134,9 mil hectares ante 77,4 mil hectares do ano passado. 

A estimativa de safra realizada em 231 municípios aponta produção de 226.5 mil toneladas, e a média de produtividade é de 1.6 kg/ha. 

Segundo Baldissera, esse aumento expressivo no cultivo de canola está atrelado ao rápido desenvolvimento da cultura. “Com a canola, o agricultor consegue aproveitar a janela inicial do zoneamento produtivo da soja ou outras culturas”, pontua o diretor-técnico da Emater-RS.

Cevada

A projeção inicial de cultivo da cultura é de 34.4 mil hectares, representando redução de 15,4% na área em relação à safra anterior (40.6 mil hectares). O cálculo de tendência, realizado em consulta a 182 municípios, indica produtividade de 3.2 kg/ha e produção de 111.7 mil toneladas. 

Aveia Branca

A estimativa de safra, realizada em 282 municípios, aponta aumento de 0,16% na área cultivada, passando de 364 mil hectares na temporada anterior para 365 mil hectares em 2024. O cálculo de tendência prevê produtividade de 2.4 kg/ha, resultando numa produção de 878 mil toneladas de grãos. 

35 anos de informativo conjuntural

Durante a coletiva de imprensa, a Emater/RS-Ascar também comemorou os 35 anos de publicação do informativo conjuntural da entidade, divulgado semanalmente. 

“Nós, na segunda-feira, estamos a postos, captando esses dados, captando informações para entregar à imprensa, para pesquisa, para todos que nos procuram”, afirmou Mara Helena Saalfeld, presidente da Emater-RS. “Ele [informativo conjuntural] tem uma credibilidade absurda e é por isso que está aí há 35 anos”, destacou. 

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Categorias: Economia

Matérias relacionadas