Economia

OPEP+ mantém cortes na produção de petróleo em meio a aumento da oferta

Medida vale até dezembro de 2025 e tem o objetivo de equilibrar o mercado global diante da alta na produção dos EUA e preocupações com a demanda 

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+) decidiu manter os cortes na produção de petróleo até dezembro de 2025. A medida, anunciada no domingo, 02, tem o objetivo de manter os preços da commodity sob controle diante de um contexto de aumento da produção nos países não membros do grupo. 

Pelo acordo, a Opep+ manterá os cortes de longa data de 3,66 milhões de barris por dia (bpd). Além disso, alguns dos principais produtores do grupo vão estender os cortes voluntários até 2025, que atualmente estão em torno de 2,2 milhões bpd.

Esses cortes voluntários, inicialmente previstos para terminar no final deste ano, incluem uma redução na produção de um milhão de barris por dia pela Arábia Saudita desde julho do ano passado. Segundo o grupo, a medida quer equilibrar o mercado e evitar a sobreoferta de petróleo.

A decisão foi tomada, especialmente devido ao crescimento da produção nos Estados Unidos e às preocupações com a demanda devido às altas taxas de juros e inflação.

As próximas etapas da política da Opep+ serão discutidas em uma nova reunião marcada para 1º de dezembro. 

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.