Economia
MS busca novos mercados para carne, grãos, celulose e bioenergia na Ásia
Comitiva, que também aborda inovações tecnológicas e sustentabilidade, já passou pela Índia e Japão, agora segue para Singapura

Redação Agro Estadão*
12/08/2025 - 15:45

Uma comitiva de Mato Grosso do Sul participa de uma missão na Ásia. Composta por representantes do governo, indústria, agricultura e pecuária, o grupo viajou no dia 6 de agosto em busca de abrir novos mercados e atrair investidores para o estado. A equipe, que já passou pela Índia e Japão, agora segue para Singapura.
O foco, segundo o governo estadual, é expandir as exportações e fortalecer a presença de Mato Grosso do Sul em mercados estratégicos, com destaque para produtos como carne, grãos, celulose e bioenergia. A missão, que também aborda inovações tecnológicas e sustentabilidade, está prevista para terminar na próxima sexta-feira, 16.
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, avalia a missão como estratégica diante do cenário internacional incerto. Segundo ele, com a agenda, o estado busca diversificar mercados e reduzir a dependência de acordos que podem ser instáveis.
“Diante das recentes medidas tarifárias adotadas pelos Estados Unidos, o Brasil tem voltado sua atenção para novos mercados estratégicos, e a Índia desponta como uma dessas oportunidades”, explicou o governador. “Nossa carne bovina, que antes tinha forte presença no mercado norte-americano, agora busca espaço em outras nações, como China e demais países da Ásia, e da Europa também”, complementou.
De acordo com nota oficial, ao final da missão, “o Governo de Mato Grosso do Sul espera firmar novos acordos comerciais que resultem em investimentos significativos para o estado, beneficiando diretamente os produtores rurais e promovendo o desenvolvimento econômico”.
Índia
Na Índia, o grupo se reuniu com empresas globais, como a fabricante de equipamentos agrícolas Mahindra, e participou do Fórum LIDE Brasil-Índia, realizado em Mumbai. Na oportunidade, Riedel apresentou as potencialidades do estado a empresários e autoridades indianas.
Entre elas, a Rota Bioceânica, projeto de integração sul-americana que visa o escoamento de produtos processados do Mato Grosso do Sul até o Oceano Pacífico, com destino facilitado a países asiáticos. Segundo o governo do estado, a conexão pode reduzir em até 1/4 o tempo de entrega de mercadorias entre os dois continentes. A previsão para o início das operações comerciais é 2027.
A missão internacional também prospectou parcerias comerciais com foco na exportação de celulose. A matéria-prima sul-mato-grossense, de acordo com Riedel, é essencial para a indústria têxtil da Índia, especialmente na fabricação de tecidos como a viscose, segmento no qual o país asiático é líder mundial.
Japão
No Japão, o foco foi a ampliação do mercado de proteína animal e também a atração de investimentos no setor de energia renovável. Recentemente declarado livre da aftosa sem vacinação, o estado busca aumentar a participação nas exportações de carne bovina para a Ásia, em especial para o Japão, um dos maiores mercados do mundo, em quantidade e qualidade.
“Temos que agir com proatividade para buscar esses novos mercados e as oportunidades, quer para a indústria, quer para a agroindústria, bater de porta em porta para buscar atender nossa produção para a demanda mundial. Aqui no Japão, há grandes oportunidades, e buscá-las é o que estamos fazendo aqui”, explicou o presidente da Fiems, Sérgio Longen.
*Com informações da Agência de Notícias MS

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Tarifa: enquanto Brasil espera, café do Vietnã e Indonésia pode ser isento
2
COP 30, em Belém, proíbe açaí e prevê pouca carne vermelha
3
A céu aberto: produtores de MT não têm onde guardar o milho
4
Exportações de café caem em julho, mas receita é recorde apesar de tarifaço dos EUA
5
Rios brasileiros podem ser ‘Mississipis’ do agro, dizem especialistas
6
Violência no campo: roubos e furtos de máquinas agrícolas crescem 37,5% no 1º semestre

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Economia
LDC inaugura terminal que liga açúcar do Centro-Sul ao Porto de Santos
Com capacidade anual de 1 milhão de toneladas, ativo ampliará escoamento via ferrovias

Economia
Brasil abre mercado de carne bovina para São Vicente e Granadinas
No ano passado, Brasil acumulou US$ 288 milhões exportados em produtos agropecuários para países da comunidade caribenha

Economia
Clima beneficia safra de trigo no RS; plantio de milho já começou
Área cultivada com o cereal no estado é estimada em 1.198.276 hectares, com produtividade esperada de 2.997 quilos por hectare

Economia
Soja: 3 em cada 4 navios do Brasil têm a China como destino
Enquanto produtores dos EUA enfrentam quedas nas vendas à Pequim, a participação chinesa nas exportações brasileiras subiu para 75% neste ano
Economia
Plantio de milho na Argentina deve crescer 9,6% em 2025/2026
Estimativa representa aumento de 9,6% em relação à temporada 2024/25 e, caso se confirme, será a segunda maior já registrada
Economia
Brazil Potash fecha acordo para fornecer 900 mil t/ano de potássio para Keytrade
Acordo estabelece um compromisso de dez anos para a Keytrade comprar o potássio do Projeto Autazes, no Amazonas.
Economia
Caso de gripe aviária paralisa exportações argentinas
Brasil segue livre do vírus em granjas comerciais, mas tem duas investigações ativas
Economia
Tarifaço dos EUA pressiona preço de pimenta-do-reino produzida no Pará
Cooperativa de Tomé-Açu busca ampliar vendas para China e Índia após queda no preço