Economia

Ministério da Agricultura apreende 20 toneladas de agrotóxicos falsificados, além de materiais para fabricação irregular

Embalagens, lacres e rótulos apreendidos poderiam produzir 120 toneladas de defensivos agrícolas fraudulentos

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em parceria com a Polícia Militar de Goiás (PMGO) e da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), apreendeu cerca de 20 toneladas de agrotóxicos irregulares. A operação foi realizada em Caldas Novas (GO), no último dia 04. 

Segundo a pasta, a fiscalização apreendeu também materiais que poderiam fabricar 120 toneladas de defensivos e insumos falsificados. A operação foi feita em dois locais, um na zona rural, a 10 quilômetros de Caldas Novas e outro na própria cidade.

No primeiro endereço, os agentes constataram que os responsáveis usavam o espaço para produção irregular dos insumos. Já o segundo local era utilizado como um armazém dos produtos. Por lá, a fiscalização encontrou bulas e rótulos, além de caixas e lacres que seriam usados nos produtos falsos. 

De acordo com o ministério, os locais não possuem registros, licenças e alvarás para a atividade de fabricação de agrotóxicos. O MAPA não informou se os responsáveis foram presos ou não. Além disso, os materiais apreendidos foram encaminhados para descarte adequado.