PUBLICIDADE

Economia

Fertilizantes especiais movimentam R$ 26,9 bi em 2024

Avanço de 19% reflete busca por soluções inovadoras no campo, com destaque para biofertilizantes e fertilizantes minerais especiais

Nome Colunistas

Paloma Custódio | Guaxupé (MG) | paloma.custodio@estadao.com

06/05/2025 - 15:02

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

O mercado brasileiro de fertilizantes especiais faturou R$ 26,9 bilhões em 2024, um crescimento de 18,9% em comparação com o ano anterior. Os dados são do relatório de inteligência de mercado da Associação Brasileira de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo).

Diferentemente dos fertilizantes convencionais, os fertilizantes especiais são formulados com tecnologias que garantem melhor distribuição e disponibilidade de nutrientes, como a liberação controlada, atendendo a necessidades específicas de culturas e solos.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo da Abisolo, Clorialdo Roberto Levrero, os produtores adiaram ao máximo as decisões de compra de insumos no início do ano, o que manteve as vendas estáveis até meados de 2024. “A partir de setembro, com maior clareza no cenário agrícola, os agricultores formalizaram a compra dos insumos que faltavam para o manejo da safra”, afirmou em nota.

Levrero também destaca a capacidade de resposta da indústria, que superou gargalos logísticos e atendeu prontamente à demanda. Para ele, isso reflete a crescente consciência dos produtores sobre o papel estratégico dos fertilizantes especiais na agricultura de alto desempenho.

Desempenho por segmento de fertilizantes

O relatório aponta quedas no faturamento dos segmentos de fertilizantes organominerais (-19,7%) e orgânicos (-44,0%) em 2024, em relação ao ano anterior. Já os biofertilizantes cresceram 1,4%, enquanto os fertilizantes minerais especiais tiveram um expressivo aumento de 30,7% no faturamento.

PUBLICIDADE

No recorte por modo de aplicação, os destaques foram os fertilizantes especiais aplicados via sementes (+49,6%) e por fertirrigação ou hidroponia (+36,1%). A aplicação foliar, segmento de maior relevância econômica, também apresentou forte alta de 23,2%. Já os produtos voltados à aplicação via solo tiveram crescimento mais modesto, de 5,2%.

MG lidera consumo nacional fertilizantes especiais

Minas Gerais manteve a liderança como maior mercado consumidor de fertilizantes especiais no país, com 18,2% do total, embora tenha registrado leve queda na participação em relação a 2023. Na sequência, aparecem São Paulo (16,7%) e Mato Grosso (13,6%).

Estados como Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Espírito Santo ampliaram sua participação no mercado, enquanto Bahia (5,5%) e Mato Grosso do Sul (5,4%) apresentaram ligeiras reduções.

Soja segue na liderança, mas outras culturas ganham espaço

A soja continua sendo a principal cultura consumidora de fertilizantes especiais em 2024, embora com participação reduzida em relação ao ano anterior. Em contrapartida, o uso desses insumos aumentou de forma expressiva nas lavouras de cana-de-açúcar e frutas. O segmento de hortaliças, por outro lado, teve queda significativa na demanda.

Segundo a Abisolo, o desempenho robusto do setor de fertilizantes especiais em 2024 demonstra não apenas a resiliência diante de desafios econômicos e logísticos, mas também a intensificação da busca por soluções inovadoras e sustentáveis no campo. A crescente adesão a insumos de alta performance consolida o papel estratégico dos fertilizantes especiais na competitividade da agricultura brasileira.

Os dados detalhados estão disponíveis na edição 2025 do Anuário Brasileiro de Tecnologia em Nutrição Vegetal.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Acordo Mercosul-UE: Europa impõe salvaguardas à carne, frango e açúcar

Economia

Acordo Mercosul-UE: Europa impõe salvaguardas à carne, frango e açúcar

Medidas preveem intervenção automática caso as importações do Mercosul aumentem mais de 10% ao ano ou os preços caiam mais de 10%

Justiça restringe uso de herbicida 2,4-D no Rio Grande do Sul

Economia

Justiça restringe uso de herbicida 2,4-D no Rio Grande do Sul

A alegação é que a aplicação do herbicida tem gerado prejuízos às videiras e macieiras; Governo estadual terá 120 dias para recorrer da decisão

Raízen busca novos investidores após salto nas dívidas

Economia

Raízen busca novos investidores após salto nas dívidas

Joint venture da Cosan e Shell nega proposta formal da Mitsubishi, mas admite análise de alternativas de capitalização

Brasil abre mercado de gordura animal no Japão

Economia

Brasil abre mercado de gordura animal no Japão

Ingrediente serve para a produção de ração e pet foods; Japão foi o sétimo principal destino das exportações do agro brasileiro

PUBLICIDADE

Economia

Crédito caro e endividamento travam entrega de fertilizantes em 2025

Plantio de soja começou no país, mas cerca de 10% do pacote de fertilizantes ainda precisa ser negociado para a semeadura da safra verão

Economia

Produção gaúcha de azeite de oliva projeta retomada em 2026

Setor aposta em clima favorável e manejo para superar duas safras consecutivas com perdas após recorde obtido em 2023

Economia

Saiba como será a audiência do Brasil na Seção 301, em Washington

Nesta quarta, 3, representantes do comércio dos EUA recebem lideranças brasileiras para esclarecer as acusações de Trump sobre relações comerciais bilaterais

Economia

CitrusBR: estoques de suco de laranja em junho crescem 25% ante junho de 2024

Ainda segundo a CitrusBR, safra 2024/25 do cinturão citrícola de SP e MG foi de 230,9 milhões de caixas, a menor das últimas três décadas

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.