Economia
Faturamento da indústria de café salta 60% em 2024
Consumo da bebida cresceu 1,11% no ano passado, com os estados da região Sudeste liderando o consumo

Redação Agro Estadão
06/02/2025 - 08:00

O faturamento interno da indústria de café torrado avançou 60,85% em 2024 na comparação com o ano anterior, alcançando R$ 36,82 bilhões. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 05, pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).
Segundo a associação, a alteração ocorreu devido ao aumento do preço do café na gôndola. No último ano, a variação de preço ao consumidor do café torrado e moído foi de 37,4% frente ao ano anterior. Essa elevação foi superior à média da cesta básica (2,7%). Nos últimos quatro anos, a matéria-prima aumentou 224%, e o café no varejo aumentou 110%.
Consumo de café segue em ascensão, apesar de alta no preço
Os números da Abic apontam um aumento de 1,11% no consumo de café no Brasil, considerando novembro de 2023 e outubro de 2024. A comparação considerou o intervalo de tempo anterior (novembro de 2022 e outubro de 2023).
Conforme a associação, tal volume representa 40,4% da safra de 2024, que foi de 54,21 milhões de sacas, segundo Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Além disso, o Brasil segue como o maior consumidor dos cafés nacionais. No período anterior (safra 2023), o volume consumido pelos brasileiros representou 39,4% da safra, que foi de 55,07 milhões de sacas, ainda levando em conta os dados da Conab.
A Abic indica ainda, uma possível preferência do consumidor por cafés certificados. A avaliação ocorre diante da variação de crescimento positivo de 1,77% das indústrias associadas, enquanto as não-associadas tiveram uma variação negativa de 0,66.
Atualmente, as indústrias associadas da Abic respondem por 71,7% da produção do café torrado em grão e/ou moído, e representam 86,5% de participação no varejo supermercadista. A associação registra, atualmente, 2.132 produtos certificados.
Brasileiro consome em média 1.4 xícaras de café por ano
O brasileiro consome, em média, 1.4 xícaras de café por ano. O consumo sustenta o Brasil na posição de segundo maior consumidor de café do mundo.
Conforme a Abic, a diferença para o primeiro lugar, ocupado pelos Estados Unidos, é de 4,1 milhões de sacas. No entanto, quando comparado o consumo per capita do Brasil com os EUA (4,9 kg por habitante por ano – café cru), o valor brasileiro é superior.
Entre novembro de 2023 e outubro de 2024, o consumo per capita no Brasil foi de 6,26 kg por ano de café cru e 5,01 kg por habitante por ano de café torrado e moído. O resultado apresenta uma queda de 2,22% em relação ao período anterior, mas, segundo a Abic, o decréscimo pode ser explicado pelo aumento da base populacional.
Região Sudeste é a principal consumidora de café nacional
Considerando o consumo por regiões, a população dos estados do Sudeste responde por 41,7% do total nacional, enquanto no segundo lugar, a região Nordeste, representa 26,9%. A lista segue, respectivamente, com as regiões: Sul (14,6%), Norte (8,8%) e Centro-Oeste (8,0%).

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Gripe aviária: técnicos veem limitada e temporária queda de preço de frango e ovo
2
Já conhece a cidade brasileira onde é primavera o ano todo?
3
Como cultivar a planta que vira esponja de banho?
4
Israel x Irã: como o conflito afeta o agro do Brasil?
5
Uma árvore que dá tomate? Conheça essa espécie exótica
6
Criação de rãs: entenda como iniciar neste mercado

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Economia
Cargill compra planta de esmagamento de soja na BA após 27 anos de arrendamento
A empresa mantém no país 29 fábricas, 75 armazéns, 7 terminais portuários, 2 centros de inovação e outros ativos logísticos e industriais

Economia
EUA vendem 539,5 mil t de soja da safra 2024/25, aponta USDA
Os números divulgados ficaram dentro da faixa esperada pelo mercado, que estimava vendas entre 50 mil e 500 mil toneladas para o período

Economia
EUA vendem 903,8 mil t de milho da safra 2024/25, revela USDA
Apesar do aumento, o volume ficou 6% abaixo da média das quatro semanas anteriores

Economia
EUA vendem 427,2 mil t de trigo da safra 2025/26 na semana, mostra USDA
O volume foi impulsionado principalmente por compras de Taiwan, Filipinas, Venezuela, Tailândia e Vietnã
Economia
Já ouviu falar da rota do queijo?
Do Selo Arte na região da Canastra à diversidade paulista e Festiqueijo no RS: as rotas valorizam a produção artesanal brasileira
Economia
SC e Japão firmam parceria para ampliar exportação de grãos e desenvolver infraestrutura logística
Protocolo é resultado da missão internacional realizada por Santa Catarina no país desde o início da semana
Economia
Conheça o verdadeiro limão brasileiro, que talvez você nunca tenha provado
Pequeno no tamanho, gigante no sabor e aroma: o limão-galego se diferencia pela polpa suculenta e acidez marcante, características valorizadas por consumidores e indústria
Economia
Lavoro firma acordo de recuperação extrajudicial de R$ 2,5 bilhões
Medida abrange a operação de varejo no Brasil e a Perterra; as demais unidades da companhia ficam fora do processo