Economia

Cafés especiais brasileiros podem gerar US$ 70 milhões em negócios com Japão

Participação na maior feira do setor na Ásia e em rodada exclusiva com importadores locais reforça presença do Brasil no mercado japonês

Empresários brasileiros do setor de cafés especiais estimam gerar até US$ 70,1 milhões em negócios no Japão após ações realizadas em setembro durante dois importantes eventos em Tóquio: a SCAJ World Specialty Coffee Conference and Exhibition 2025, a maior feira asiática do segmento, e a rodada de negócios Taste of the Harvest, que reuniu 53 compradores locais.

Do total, US$ 7,18 milhões foram negociados presencialmente durante as atividades, enquanto outros US$ 62,94 milhões devem se concretizar nos próximos 12 meses. As oportunidades resultaram de 722 encontros comerciais, sendo 297 com novos parceiros. As ações integram o projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Na feira, que reuniu 96 mil visitantes e 450 expositores de diversos países, o Brasil contou com um estande multifuncional: espaço para degustação (cupping) de diferentes origens produtoras, brew bar com cafés de perfis sensoriais variados — incluindo os da linha “Destaque BSCA”, com notas acima de 87 pontos —, áreas de exposição de associados e salas exclusivas para reuniões de negócios.

Já a Taste of the Harvest promoveu o encontro direto entre produtores e importadores japoneses, que puderam provar 25 lotes certificados pela BSCA. Segundo Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA, foi uma oportunidade para aproximar produtores e compradores, fortalecer parcerias e abrir novas frentes comerciais em um dos mercados mais estratégicos para o café brasileiro.

Japão mantém posição de destaque entre importadores

Tradicional comprador do café brasileiro, o Japão figura entre os principais destinos das exportações nacionais. Em 2024, o país importou 2,21 milhões de sacas, o equivalente a 4,4% dos embarques totais, ocupando a quinta posição no ranking. Desse volume, 14,6% (323 mil sacas) corresponderam a cafés especiais, segundo dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Entre janeiro e agosto de 2025, os japoneses adquiriram 1,67 milhão de sacas, sendo o quarto maior destino no período. Os cafés especiais representaram 15,9% do total, ou 265 mil sacas. Para Vinicius Estrela, num cenário de incertezas e barreiras comerciais, como o recente tarifaço imposto pelos Estados Unidos, é fundamental ampliar parcerias e diversificar mercados estratégicos como o japonês.

Brazil. The Coffee Nation

Criado pela BSCA em conjunto com a ApexBrasil, o projeto “Brazil. The Coffee Nation” busca fortalecer a imagem do café especial brasileiro no exterior, destacando seus diferenciais de qualidade, diversidade e sustentabilidade. A iniciativa apresenta o país como referência mundial na produção sustentável de cafés de alto padrão, aliando excelência técnica e respeito às normas sociais e ambientais.

Entre as frentes prioritárias, estão a qualificação de produtores de café canéfora (robusta e conilon), a ampliação de certificações de qualidade e sustentabilidade e o incentivo à produção feminina, promovendo a equidade de gênero na cafeicultura e a formação de provadoras profissionais.

Os mercados-alvo do projeto incluem:

Empresas interessadas em integrar o programa podem obter informações com a BSCA, pelos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou pelo e-mail info@bsca.com.br.

*Com informações da BSCA