PUBLICIDADE

Economia

Café retido nos portos em 2024 gera prejuízo de R$ 51,5 milhões ao setor

Problema foi causado por atrasos e mudanças nas escalas de navios, além de rolagens de cargas

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

04/02/2025 - 13:00

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

Um levantamento do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) revelou que 1,826 milhão de sacas de café ficaram retidas nos portos brasileiros em 2024, sem embarque. O problema foi causado por atrasos e mudanças nas escalas de navios, além de rolagens de cargas. Segundo o Cecafé, de junho — quando a entidade começou a realizar o levantamento — até dezembro de 2024, o prejuízo acumulado dos exportadores somou R$ 51,5 milhões, incluindo custos extras com armazenagem e logística. 

Levando em consideração um preço médio FOB — tipo de frete em que o comprador assume os riscos e custos com transporte — de exportação de US$ 304,25 por saca de café verde e a média de R$ 6,09 do dólar em dezembro, o não embarque desse café implica que o Brasil deixou de receber, nos 12 meses do ano passado, US$ 555,62 milhões, ou R$ 3,3 bilhões, como receita cambial.

CONTEÚDO PATROCINADO

De acordo com Eduardo Heron, diretor técnico do Cecafé, os gargalos logísticos também trazem prejuízos aos produtores brasileiros de café, que, em sua maioria, são da agricultura familiar. “O Brasil é o país que mais transfere o preço FOB [Free on Board] da exportação a seus cafeicultores e o não embarque do produto, por limitações de infraestrutura portuárias, reduz o repasse de capital a eles”, explica.

Do lado dos profissionais que realizam os embarques, de acordo com Heron, também grandes desafios logísticos, com dificuldades para consolidar as cargas devido ao aumento dos embarques de produtos que usam contêineres. 

Além disso, a falta de infraestrutura adequada nos portos do Brasil agrava a situação. “Os imbróglios na logística e os prejuízos que nossos exportadores acumulam demonstram um esgotamento da estrutura portuária e que se fazem cada vez mais urgentes investimentos para ampliar capacidade de pátio e berço, melhorar as condições de rodovias, ferrovias e hidrovias e aprofundar o calado para o recebimento de embarcações maiores”, afirma o diretor técnico do Cecafé em nota. 

PUBLICIDADE

Neste contexto, o Cecafé reforça que vem capitaneando, junto a outras entidades do comércio exterior, a realização de diálogos com autoridades públicas para buscar soluções que reduzam os riscos, minimizem os prejuízos aos exportadores e possibilitem uma célere melhoria na estrutura dos portos.

Porto de Santos lidera atrasos em dezembro

Conforme o Boletim Detention Zero (DTZ), elaborado pela startup ElloX Digital, 71% dos navios, ou 206 de um total de 290 porta-contêineres, tiveram atrasos ou alteração de escalas nos principais portos do Brasil, em dezembro do ano passado, impactando as exportações de café. 

O tempo mais longo de espera em dezembro foi de 56 dias, registrado no Porto de Santos (SP), o maior da América do Sul. Além disso, 40 navios sequer tiveram abertura de portão no cais santista.

De acordo com os dados do boletim DTZ, o Porto de Santos, que respondeu por 68% dos embarques de café no acumulado de 2024, registrou um índice de 84% de atraso ou alteração de escalas de navios em dezembro. Isso envolveu 132 do total de 157 embarcações.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Ainda sem China entre principais destinos, exportações de frango caem 6,5% em novembro

Economia

Ainda sem China entre principais destinos, exportações de frango caem 6,5% em novembro

Emirados Árabes, União Europeia e África do Sul aumentaram compras de frango brasileiro, segundo levantamento da ABPA

Atrasos em embarques afetam exportações de carne suína, que têm queda de 12,5%

Economia

Atrasos em embarques afetam exportações de carne suína, que têm queda de 12,5%

Ano acumula crescimento de 18,7% no faturamento obtido com a proteína, que teve as Filipinas, China e Chile, entre os principais destinos

Federarroz diz que novas regras do piso mínimo de frete agravam crise no setor

Economia

Federarroz diz que novas regras do piso mínimo de frete agravam crise no setor

Para a entidade, adaptações elevam custos e aumentam o risco de interrupções logísticas caso haja inconsistências no cumprimento das normas

Credores aprovam plano de recuperação judicial do Grupo Manso 

Economia

Credores aprovam plano de recuperação judicial do Grupo Manso 

Com dívidas que somam aproximadamente R$ 199 milhões, pelo menos 100 credores aprovaram o plano de reestruturação do grupo.

PUBLICIDADE

Economia

Malásia proíbe importação de suínos da Espanha após surto de Peste Suína Africana

Compra será autorizada apenas se o Certificado de Saúde Veterinária tiver sido emitido até 28 de novembro de 2025

Economia

Índice de Preços dos Alimentos da FAO cai em novembro e tem 3º recuo consecutivo

O declínio foi impulsionado pelos índices de laticínios, carnes, açúcar e óleos vegetais, enquanto os cereais tiveram alta

Economia

Exportações para a China crescem 41% em novembro e 4,2% no acumulado do ano

O superávit com as vendas para o país asiático foi de US$ 2,57 bilhões no mês passado e de US$ 27,37 bilhões no acumulado

Economia

Soja puxa e exportações da agropecuária crescem 25,8% em novembro

Exportações de carne, café, suco de frutas e celulose para Estados Unidos ainda não reagiram após retirada do tarifaço

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.