Município paulista é o 18º do Brasil a obter IG para café: selo protege reputação do produto, agrega valor e fortalece a marca regional
O café arábica produzido em Torrinha, no interior de São Paulo, conquistou a certificação de Indicação Geográfica (IG) na categoria Indicação de Procedência (IP), concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Com o reconhecimento, o Brasil passa a contar com 145 IGs registradas, das quais 106 são IPs e 39 são Denominações de Origem (DO).
A IG é um selo que reconhece produtos ou serviços originários de uma região específica, cujas qualidades, reputação ou características estão diretamente ligadas ao local de procedência. Existem duas modalidades: IP, que reconhece áreas tradicionalmente produtoras, e DO, quando as características do produto dependem de fatores naturais e humanos da região.
Com o selo, Torrinha se torna o 18º território brasileiro com IG reconhecida para o café. Localizada em uma área historicamente ligada à produção cafeeira, a cidade mantém tradições vinculadas à cultura do grão desde o século XIX, como a Missa do Cio da Terra, realizada anualmente para celebrar a colheita.
O selo garante que somente os cafés produzidos dentro da área geográfica delimitada — e seguindo padrões de qualidade definidos — possam utilizar a denominação “Café de Torrinha”. Isso protege a reputação do produto, agrega valor ao grão e fortalece a marca regional.
Segundo o Sebrae, a certificação fortalece o ecossistema do café no Brasil e contribui para ampliar sua valorização nos mercados interno e externo. “Esse reconhecimento fortalece não só a região, mas todo o ecossistema cafeeiro nacional, aumentando o reconhecimento nacional e internacional dos cafés com origem controlada”, afirmou a coordenadora de Tecnologias Portadoras de Futuro do Sebrae, Hulda Giesbrecht, em comunicado divulgado à imprensa.
O instrumento é comparável ao que ocorre com produtos como o queijo Roquefort (França) ou o vinho do Porto (Portugal).
O mercado cafeeiro está movimentado. Na próxima semana, o Café Orgânico Instantâneo Native será o primeiro produto a incluir o Selo de Qualidade da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) no Brasil. O lançamento oficial será no próximo dia 11, às 18 horas, no Salão Nobre da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista.