De acordo com nota oficial, a autorização engloba tanto o arroz em casca quanto o polido
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) anunciaram, nesta quarta-feira, 9, que o Brasil pode começar a exportar arroz para a Costa Rica. Segundo a pasta, com o anúncio, o agronegócio brasileiro soma 391 aberturas de mercado desde 2023.
De acordo com nota oficial, a autorização engloba tanto o arroz em casca quanto o polido. “Essas aberturas podem ampliar a presença do arroz brasileiro na América Central, região que depende de importações desse cereal para garantir o abastecimento interno”, disse o texto enviado pela assessoria do Mapa.
Com cerca de 5,2 milhões de habitantes, a Costa Rica importou mais de US$ 272 milhões em produtos agropecuários brasileiros em 2024, com destaque para cereais, farinhas e preparações.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa para 2025 aponta para uma produção de 11,4 milhões de toneladas de arroz, crescimento de 1,5% em relação à safra do ano anterior, com aumento de 0,7% na área a ser colhida e no rendimento médio.