Economia

Brasil abre três novos mercados de produtos agropecuários para a Turquia

País euro-asiático comprou mais de US$ 2 bilhões do agronegócio brasileiro no ano passado

A Turquia autorizou a entrada de gelatina e colágeno não comestíveis, ovoprodutos e vísceras organolépticas, destinados à alimentação animal, produzidos no Brasil. A informação foi divulgada nesta quinta, 02, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). 

Com a abertura desses novos mercados, o Brasil chega a 34 aberturas neste ano. A Turquia importou US$ 2,42 bilhões em produtos agropecuários no ano passado, sendo café, produtos têxteis e o complexo da soja as principais mercadorias comercializadas. 

Em nota, o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa, comemorou as novas liberações. Em março, uma comitiva do ministério visitou a Turquia e fez reuniões com o governo turco para estreitar laços bilaterais. 

“Esta conquista é um testemunho da qualidade e da confiabilidade dos produtos agrícolas brasileiros, e destaca a crescente confiança internacional em nosso sistema de controle sanitário. É um grande passo para expandir ainda mais nossas fronteiras comerciais e fortalecer nossa posição no cenário mundial”, disse Perosa.