ABPA quer desoneração na folha permanente; ex-ministra da Agricultura defende “equilíbrio” | Agro Estadão ABPA quer desoneração na folha permanente; ex-ministra da Agricultura defende “equilíbrio” | Agro Estadão
apresenta
oferece
PUBLICIDADE

Economia

ABPA quer desoneração na folha permanente; ex-ministra da Agricultura defende “equilíbrio”

Medida Provisória assinada pelo presidente Lula mantém benefício para 17 setores, entre eles, o da proteína animal

Nome Colunistas

Fernanda Farias - com informações do Estadão Conteúdo

28/02/2024 - 15:13

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

O setor de proteína animal segue com o benefício de desoneração da folha até 2027, de acordo com a Medida Provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na noite desta terça-feira, 27. A nova MP torna sem efeitos todo o trecho contido na anterior que previa a reoneração dos 17 setores da economia atendidos pelo benefício. 

No entanto, o governo não desistiu da reoneração. Um projeto de lei será publicado no Diário Oficial com conteúdo idêntico ao da MP, porém, com margem para maior participação do Legislativo, ampliando a possibilidade de o Congresso mudar o texto.

 A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) avalia que prevaleceu o bom senso e o respeito à decisão da sociedade, tomada por meio do Congresso Nacional. Ao Agro Estadão, a entidade disse que “a manutenção da política que apoia a preservação do emprego é fundamental para as cadeias produtivas, e a revogação evitará demissões e impactos inflacionários decorrentes de uma eventual reoneração”.

A ABPA também espera que a construção de um novo projeto de lei aborde a consolidação da desoneração de forma permanente, se inserindo no contexto da Reforma Tributária, evitando a insegurança jurídica gerada pela instabilidade acerca da continuidade da medida.

Ex-ministra Tereza Cristina diz que é preciso chegar a um “equilíbrio nessa conta” 

A senadora Tereza Cristina (PP-MS), que foi ministra da Agricultura entre 2019 e 2022 e integra a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), diz que a situação precisa ser resolvida de forma definitiva, acabando com essa prorrogação que acontece a cada três anos. 

PUBLICIDADE

“Precisamos começar a pensar a longo prazo, não podemos viver de soluço”, disse ao Agro Estadão. A senadora está em São Paulo, onde passa um período de licença médica. Ela sugere a criação de um grupo de trabalho com todos os setores para discutir um número que seja bom para o empresariado e bom para o governo. 

“Qual número tem impacto menor para o empresariado, mas que também não tire receita de maneira substancial do governo? Porque se estamos pedindo para continuar com o benefício, é porque é muito para o setor pagar. Então, vamos discutir como diminuir esse imposto e aumentar a base de pagamento  para que o governo não perca, mas para que esses 17 setores e outros que gostariam de estar ali possam ter um benefício que não onere tanto  e que possa contratar funcionário e cada vez mais estar na legalidade, e não na informalidade”, afirmou. 

Desoneração da folha de pagamentos começou em 2011

A desoneração da folha de pagamentos foi instituída em 2011 e vem sendo prorrogada desde então. No auge, chegou a atender 56 setores, mas, atualmente, são 17 os beneficiados pelo programa. Ele permite que empresas substituam a contribuição patronal de 20% sobre a folha de pagamentos por uma tributação de 1% a 4,5% sobre a receita bruta.

O objetivo inicial era que a renúncia ficasse em R$ 4 bilhões por ano, por quatro anos, mas só em 2023 o valor alcançou R$ 16 bilhões.

Confira os 17 setores beneficiados com a desoneração na folha

  • Confecção e vestuário;
  • Calçados;
  • Construção civil;
  • Call center;
  • Comunicação;
  • Empresas de construção e obras de infraestrutura;
  • Couro;
  • Fabricação de veículos e carroçarias;
  • Máquinas e equipamentos;
  • Proteína animal;
  • Têxtil;
  • TI (tecnologia da informação);
  • TIC (tecnologia de comunicação);
  • Projeto de circuitos integrados;
  • Transporte metroferroviário de passageiros;
  • Transporte rodoviário coletivo;
  • Transporte rodoviário de cargas.

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.