Soja: produção recorde e preços baixos devem marcar o setor em 2025 | Agro Estadão Soja: produção recorde e preços baixos devem marcar o setor em 2025 | Agro Estadão
PUBLICIDADE

Cotações

Soja: produção recorde e preços baixos devem marcar o setor em 2025

Políticas nacionais e competitividade da soja brasileira frente a valorização do dólar devem manter um cenário de demanda aquecida

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

06/01/2025 - 10:56

Foto: Adobe Stock
Foto: Adobe Stock

Apesar dos temores iniciais da safra 2024/25, por conta do baixo volume de chuva, o clima favorável nos meses de desenvolvimento das lavouras deve garantir garantir uma produção recorde de soja, de acordo com o acompanhamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Em seus últimos relatórios de projeções, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) apontam a atual safra brasileira de soja em 166,2 e 169 milhões de toneladas, respectivamente. 

Do lado da demanda, a procura pelo grão deve se manter aquecida, com políticas nacionais estimulando uma maior mistura de biodiesel ao óleo diesel. Além do mais, segundo os pesquisadores, a forte valorização do dólar frente ao real deixa a soja brasileira mais atrativa para os compradores internacionais, o que tende a favorecer as exportações.

Em relação aos preços, o Cepea aponta que as negociações em dólar para embarques nos portos brasileiros no primeiro semestre de 2025 são realizadas a valores bem abaixo dos registrados há um ano. Além disso, as cotações externas também operam em menores patamares. 

“De modo geral, além do dólar, o mercado também deve estar atento às ações que devem ser tomadas pelo novo governo norte-americano, especialmente as que se referem a tarifas de importações, que podem gerar reações de outros países e deslocar demandantes à América do Sul”, alerta o boletim. 

Um fator para ficar no radar, são as chamadas retenciones (impostos) na Argentina. Recentemente, o governo do país sinalizou interesse em reduzir as taxas cobradas sobre produtos agrícolas em 2025, o que pode incentivar as exportações do país e elevar a concorrência argentina frente ao Brasil no farelo de soja.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.