X
AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Arroz: RS segue no radar do mercado, enquanto medidas do governo levam incerteza aos agentes

1 minuto de leitura

29/05/2024 | 12:30

Por: Sabrina Nascimento

Logística de escoamento e clima instável no maior estado produtor do cereal impedem o avanço de negociações

O mercado de arroz segue observando o cenário no Rio Grande do Sul, maior produtor nacional do cereal. As condições climáticas favoráveis no início da semana passada permitiram a retomada da colheita, que havia sido interrompida pelas enxurradas. Esse avanço inicial levou a uma reação nos preços, com a retomada de negociações. As informações são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea)

No entanto, desde a última quarta, 22, o estado foi novamente atingido por fortes chuvas e rajadas de vento, dificultando a logística de escoamento e gerando cautela entre os agentes do mercado. Pesquisadores do Cepea indicam que as precipitações “impediram o carregamento da matéria-prima vendida em semanas anteriores, adiando novas negociações”. Além disso, “dificuldades na emissão de notas fiscais têm contribuído para a menor liquidez”.

Outro fator no radar são as recentes medidas governamentais, que moldam um cenário de incerteza para os produtores e comerciantes. “Essas ocorrências atípicas têm deixado muitos colaboradores consultados pelo Cepea receosos sobre o futuro do mercado do arroz em casca”, pontua em nota a Instituição. 

Categorias: Cotações

Matérias relacionadas