Clima
Seca reduz umidade do solo e exige monitoramento na safrinha do milho
A precipitação acumulada desde o início de fevereiro atingiu o menor nível em 30 anos, alerta a EarthDaily Agro

Broadcast Agro
17/03/2025 - 16:03

A falta de chuvas nas últimas semanas reduziu a umidade do solo em importantes áreas produtoras de milho segunda safra no Brasil, exigindo acompanhamento contínuo do desenvolvimento das lavouras. Em nota, a EarthDaily Agro, empresa especializada no monitoramento agrícola via satélite, alertou que a precipitação acumulada desde o início de fevereiro atingiu o menor nível em 30 anos, enquanto temperaturas elevadas aceleraram a evapotranspiração no Centro-Sul do país.
“Embora o calor não tenha impactado diretamente o milho segunda safra, devido ao estágio inicial das plantas, ele intensificou a evapotranspiração, reduzindo ainda mais a umidade do solo”, afirmou o analista de cultura da EarthDaily Agro, Felippe Reis.
Nos últimos dez dias, os volumes de chuva foram baixos na maior parte do país, variando entre 0 e 20 milímetros. Em Mato Grosso, os acumulados oscilaram entre 15 e 100 mm, mas, no geral, ficaram abaixo da média histórica. Modelos meteorológicos divergem sobre os volumes esperados para os próximos dias. O modelo europeu ECMWF prevê chuvas abaixo da média para quase toda a zona produtora do milho segunda safra, enquanto o modelo americano GFS projeta precipitação acima da média em algumas áreas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná.
O índice de vegetação (NDVI), que monitora a cobertura vegetal, aponta que o crescimento das lavouras em Mato Grosso segue satisfatório, apesar do plantio tardio. Em Goiás, o indicador mostra melhora recente, mas ainda reflete um ciclo atrasado. Em Mato Grosso do Sul, a seca no início do plantio não definiu o potencial produtivo da safra, e o NDVI se mantém entre os padrões observados em 2022, quando a safra foi satisfatória, e 2024, ano de menor produtividade.
No oeste do Paraná, a falta de chuvas ainda não comprometeu as lavouras, mas a demanda hídrica aumentará nas próximas semanas, elevando a necessidade de precipitações para sustentar a produtividade. Já no Rio Grande do Sul, o NDVI indica uma redução expressiva, sinalizando o avanço da colheita das culturas de verão e a expectativa de baixa produtividade para soja e milho primeira safra.
Segundo a EarthDaily Agro, o período seco não representa uma ameaça imediata ao milho segunda safra, mas, se persistir até o fim de abril, o potencial produtivo poderá ser comprometido.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
Previsão do tempo: veja como será outubro no Brasil
2
Clima pode fazer o alface desaparecer do Brasil até o fim do século; entenda
3
RS tem 65% de chances de La Niña nos próximos três meses
4
Frente fria marca início da primavera com chuva e risco de geada
5
RS leva ações pós-enchente à Semana do Clima em Nova Iorque
6
Chuvas retornam com a primavera e devem favorecer plantio

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Clima
La Niña confirmado: veja como ele vai atuar na sua região
Considerado de baixa intensidade, fenômeno La Niña deve perder força em fevereiro de 2026

Clima
Chuvas ganham força no fim de semana
Instabilidades avançam sobre o Centro-Sul, reduzem o calor e melhoram a umidade do solo em áreas agrícolas

Clima
RS tem 65% de chances de La Niña nos próximos três meses
Conforme boletim da Copaaergs, chuvas podem ficar ligeiramente abaixo da média histórica para o período; confira orientações

Clima
Supercomputador torna previsões do tempo mais rápidas e precisas no Brasil
Equipamento do Inpe tem capacidade de processamento 24 vezes maior e detalhamento espacial quatro vezes mais preciso
Clima
Tempo seco predomina no Nordeste e Centro-Oeste
Previsão do Inmet indica temporais no Sul e no Sudeste a partir desta terça,7, enquanto o interior do País enfrenta calor intenso e baixa umidade
Clima
Fim de semana com temporais no Sul e tempo firme no Centro-Oeste e Sudeste
Instabilidades da Amazônia beneficiam lavouras no Mato Grosso; frente fria avança no domingo e pode trazer temporais com granizo no Sul
Clima
Previsão do tempo: veja como será outubro no Brasil
Inmet prevê chuvas irregulares e calor acima da média em quase todo o País
Clima
Veja como vai ficar o clima neste fim de semana
As regiões Centro-Oeste e Sudeste terão tempo firme, enquanto o Sul deverá receber um volume significativo de chuva