Clima
Onda de calor e chuva isolada marcam a semana nas regiões produtoras
Tempo firme favorece colheita, mas falta de chuva preocupa lavouras em desenvolvimento

Paloma Custódio | Brasília
11/02/2025 - 05:00

Esta semana segue com clima típico de verão em todas as principais regiões produtoras do país. A temperatura segue muito elevada no centro-sul, principalmente no Rio Grande do Sul, e a combinação entre o calor e a umidade da atmosfera favorece a formação de nuvens carregadas. A previsão indica pancadas de chuvas de moderada a forte intensidade. Apesar de ser uma chuva isolada e de curta duração, não se descarta a possibilidade de trovoadas e granizo nas áreas produtoras. As informações são da Tempo Ok Meteorologia.
Entre terça e quarta-feira, uma frente fria no oceano organiza nuvens de tempestades sobre o Rio Grande do Sul, com alto risco de transtornos que seguem até a quinta-feira. As rajadas de vento podem passar dos 60 km/h na fronteira com o Uruguai e na faixa leste do estado. Com a passagem do sistema, a temperatura diminui momentaneamente e volta a subir a partir do fim da semana.
Essa chuva localizada não favorece a retenção de umidade no solo. Ao longo da semana, deve-se observar uma condição de solo mais seco no interior do Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Piauí. A condição deve se agravar ainda mais com a previsão de temperaturas elevadas, que aumentam a demanda hídrica.
Redução da chuva é favorável para colheita
A sócia-executiva e meteorologista da Nottus, Desirée Brandt, destaca que a redução da chuva nesta semana e na próxima vem para ajudar, porque muitos produtores — como, por exemplo, em Mato Grosso — querem começar a colheita, e a chuva pode atrapalhar os trabalhos no campo.
“Mas, por exemplo, no interior da Bahia, ainda tem muitas lavouras em desenvolvimento e ainda precisam de chuva. No final do mês, a chuva estará de volta, a partir do dia 25. Não é um encerramento de chuva para a região”, disse à reportagem.
Segundo a meteorologista, também tem previsão de tempo mais firme para a região entre Goiás, Minas Gerais, São Paulo, interior da Bahia e Tocantins. “Não é ausência total de chuva, mas quando a chuva vier — se ela vier —, vai ser bem pontual, bem rápida e o calor vai continuar”, destaca. “Então, não somente nesta semana, mas teremos duas semanas pela frente de redução de chuva no Brasil central, além de temperaturas mais altas”, estima Brant.
Já para a faixa norte do Brasil, a previsão é de bastante chuva nesta semana. “Desde o Rio Grande do Norte, Amapá, Roraima, norte do Amazonas e do Pará; todas essas áreas têm previsão de chuva bem volumosa para esses próximos dias.
Onda de calor no Sul e no Sudeste
Segundo a Tempo Ok, a onda de calor continua castigando o Rio Grande do Sul, com os termômetros ultrapassando os 40°C em diversas localidades. No Nordeste do país, a situação também é intensa, com altas temperaturas predominando na Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
Na quinta-feira, 13, pode haver uma trégua momentânea, com as temperaturas ficando amenas no centro-sul do país (RS, SC, PR, SP e MS). No entanto, na sexta-feira, 14, os termômetros voltam a subir e o desconforto térmico continua até domingo, 16.
Até 12/02:
- RS: entre 36°C e 40°C (8°C acima da média);
- SC: entre 32°C e 36°C (5°C acima da média)
Até 13/02:
- PR: entre 30°C e 32°C (4°C acima da média)
Até 14/02:
- SP: entre 33°C e 34°C (de 4°C a 5°C acima da média)
Até 16/02:
- MG: entre 31°C e 34°C (até 4°C acima da média)
- RJ: entre 36°C e 40°C (8°C acima da média)
- ES: entre 31°C e 33°C (4°C acima da média)
A meteorologista da Tempo OK, Kerollyn Andrzejewski, explica que o calor extremo que afeta o Paraguai e a Argentina influencia diretamente as temperaturas no Sul e no Centro-Oeste do Brasil.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
Previsão do tempo: veja como será outubro no Brasil
2
Clima pode fazer o alface desaparecer do Brasil até o fim do século; entenda
3
Vai começar o plantio da soja? Veja a previsão de chuva na sua região
4
Frente fria marca início da primavera com chuva e risco de geada
5
RS leva ações pós-enchente à Semana do Clima em Nova Iorque
6
Agência norte-americana eleva para 71% a chance de La Niña

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Clima
RS tem 65% de chances de La Niña nos próximos três meses
Conforme boletim da Copaaergs, chuvas podem ficar ligeiramente abaixo da média histórica para o período; confira orientações

Clima
Supercomputador torna previsões do tempo mais rápidas e precisas no Brasil
Equipamento do Inpe tem capacidade de processamento 24 vezes maior e detalhamento espacial quatro vezes mais preciso

Clima
Tempo seco predomina no Nordeste e Centro-Oeste
Previsão do Inmet indica temporais no Sul e no Sudeste a partir desta terça,7, enquanto o interior do País enfrenta calor intenso e baixa umidade

Clima
Fim de semana com temporais no Sul e tempo firme no Centro-Oeste e Sudeste
Instabilidades da Amazônia beneficiam lavouras no Mato Grosso; frente fria avança no domingo e pode trazer temporais com granizo no Sul
Clima
Previsão do tempo: veja como será outubro no Brasil
Inmet prevê chuvas irregulares e calor acima da média em quase todo o País
Clima
Veja como vai ficar o clima neste fim de semana
As regiões Centro-Oeste e Sudeste terão tempo firme, enquanto o Sul deverá receber um volume significativo de chuva
Clima
Chuvas retornam com a primavera e devem favorecer plantio
Estação deve ter precipitações dentro da média no Sudeste e Centro-Oeste; temperaturas podem subir e provocar ondas de calor, mas não duradouras
Clima
Inmet confirma possibilidade de La Niña na safra 2025/2026
De setembro a novembro, o La Niña deve provocar chuva abaixo da média histórica e temperaturas acima da média; confira a previsão