Clima
Julho começa com frio, mas clima esquenta durante a semana
Fim de semana teve a menor temperatura do ano registrada até agora
Da Redação
01/07/2024 - 05:00

Os primeiros dias de julho ainda terão mínimas bem abaixo do que os brasileiros estão acostumados, pelo menos em parte do país. Em Urapema (SC) foi registrada no último domingo, 30, a menor temperatura do ano, -7,2ºC.
Isso porque a frente fria e a onda de frio que atinge o Sul e parte do Sudeste e Centro-Oeste teve o seu auge no último fim de semana e foi considerada pelos especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a mais forte até agora. Ela ainda deve provocar algumas quedas na temperatura nesta segunda, 1º, e terça, 2. Porém, a partir de quarta, 3, o fenômeno perde força e os termômetros voltam a aumentar.
Apesar disso, as mínimas ainda devem ser baixas na parte central do país (Centro-Oeste, parte do Sudeste e parte do Nordeste). Isso porque as noites devem ser com poucas nuvens, o que favorece a dispersão da radiação solar acumulada na superfície durante o dia, então, é mais difícil manter as temperaturas altas, especialmente nas primeiras horas do dia.
Nos dois primeiros dias de julho, o Sudeste pode ter pontos com 7ºC de mínima e máximas na casa dos 33ºC. No Centro-Oeste, os termômetros podem ir a 5ºC e também a 34ºC de máxima no período da tarde em algumas áreas. Tocantins, Rondônia e Acre devem ter mínimas abaixo dos 20ºC. Já no restante do Norte, as menores temperaturas devem oscilar entre os 22ºC e 25ºC, assim como no Nordeste.
Também há previsão de geadas para o Sul nos dias 1º e 2 de julho, e a temperatura pode voltar a ficar abaixo de zero em algumas áreas. As máximas não devem passar dos 27ºC por lá.
Chuvas
As chuvas mais expressivas são esperadas para a região Norte, mais precisamente o norte do Pará e do Amazonas, Roraima e Amapá. Por lá, a terça, 2, pode ter acumulados mais significativos.
Na segunda, 1º, pode chover em algumas áreas do Sudeste, como os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e a na área da divisa entre o sul de Minas Gerais e São Paulo.
Já na terça, 2, só os capixabas terão possibilidade de precipitações no Sudeste. O litoral nordestino, do Rio Grande do Norte a Bahia, também pode receber algumas chuvas.
No meio da semana, o Rio Grande do Sul e o extremo sul de Santa Catarina também têm chances de chuvas, porém com acumulados baixos.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
La Niña persiste em 2026; saiba como será a atuação nas principais regiões produtoras
2
Até quando vai a onda de calor? Veja o que dizem os meteorologistas
3
La Niña perde força e El Niño entra no radar para o segundo semestre
4
Onda de calor pode levar temperaturas a até 41 °C; veja onde
5
Chuvas provocam estragos em SC, mantêm alerta e exigem atenção na virada do ano
6
Calor acima da média e chuva irregular marcam a virada do ano no Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
2025 foi o sétimo ano mais quente no Brasil desde 1961
Maiores desvios foram no PR, MT, PA e em áreas da Região Nordeste; dados confirmam tendência de aquecimento observada nas últimas décadas
Clima
Corredor de umidade gera alerta vermelho de chuva forte no País; veja onde
Sistema provoca temporais no Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste; No oeste de SP e no Triângulo Mineiro, temperaturas seguem mais elevadas
Clima
Ciclone traz chuva volumosa e transtornos neste fim de semana; saiba onde
Clima segue quente no Brasil, mas temperaturas começam a cair no Sul e no Sudeste na próxima semana
Clima
Até quando vai a onda de calor? Veja o que dizem os meteorologistas
Sistema de alta pressão bloqueia frentes frias e prolonga calor intenso, sobretudo no Sudeste; Rio de Janeiro pode registrar 37°C
Clima
PR: Tornado em São José dos Pinhais é classificado como F2
Com ventos estimados entre 180 km/h e 253 km/h, fenômeno atingiu 350 casas no último sábado, impactando 1,2 mil pessoas
Clima
La Niña perde força e El Niño entra no radar para o segundo semestre
Projeções apontam rápida transição para o período de neutralidade e probabilidade de 57% de ocorrência de El Niño entre julho e setembro
Clima
Calor intenso e ciclone extratropical marcam o fim de semana; veja onde
Centro-Sul e Matopiba enfrentam estresse hídrico, enquanto ciclone extratropical pode provocar ventos fortes, granizo e chuva volumosa no Sul
Clima
Ano começa com cenário climático desafiador; veja a previsão para janeiro
Inmet prevê volumes desiguais de chuva e temperaturas elevadas, com impactos diretos sobre a atividade agropecuária