Clima
Chuva marca fim de semana em quase todas as áreas do país
Risco de acamamento das lavouras é bem pequeno, segundo previsão
Da Redação
22/03/2024 - 13:30
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas desta sexta, 22, até sábado, 23, para boa parte do país. Esse aviso abrange Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, oeste baiano, Mato Grosso, Rondônia, Acre, sul e oeste do Amazonas, boa parte do Pará, Tocantins, Maranhão e Piauí.
A frente fria que chegou nesta semana no Brasil está atuando na costa do Sudeste, o que propicia um corredor de umidade levando essas chuvas mais volumosas para essas regiões.
“Esse sistema rompeu finalmente aquele padrão de pouca chuva e muito calor no Brasil. O que garante uma área preferencial de chuva neste fim de semana até pelo menos o início da semana que vem”, afirmou a meteorologista da Nottus, Desirée Brandt, ao Agro Estadão.
A especialista aponta que essas precipitações são bem-vindas para o milho já plantado, mas alerta que essas chuvas podem não ser suficientes para os produtores de milho que ainda não semearam o grão. Como o Agro Estadão adiantou, esses dias devem marcar o fim da temporada chuvosa no Brasil.
“Essa chuva vai molhar o chão e aumentar a umidade do solo, mas quando começar o mês de abril aí ela vai embora e começa a se consolidar o período seco no país”, esclareceu Brandt. Além disso, as precipitações devem ser benéficas para os produtores de cana do interior paulista e áreas produtoras de café e algodão que já estão em estágio de desenvolvimento.
De acordo com o Inmet, a região Sul do país deve ter pouca chuva e céu sem nuvens. Apesar disso, as temperaturas ficam mais amenas por lá, diferente da situação de alguns dias atrás com a onda de calor.
O interior do Nordeste, especialmente norte e leste baiano, além de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e interior do Rio Grande do Norte, devem ter temperaturas mais elevadas. A probabilidade de chuva nessas áreas é baixa, principalmente no domingo, 24.
Risco de acamamento
A meteorologista disse que “o pior já passou” sobre o risco de acamamento das lavouras. Ela explicou que as ventanias, causadoras desses tombamentos das lavouras, ocorrem principalmente quando a frente fria vai avançando pelas áreas.
Como o fenômeno já está instalado na costa do país, as chances de ter ventanias mais fortes capazes de acamar as plantas é pequena.
Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
La Niña retorna e desafia a produção agropecuária
2
Chuva e tempo quente: veja como será o clima em janeiro
3
Semana do Natal é marcada por chuva volumosa e persistente
4
Mato Grosso do Sul será o estado mais quente do país nesta semana
5
Inmet alerta para grande perigo de chuvas em áreas de MG, BA e ES
6
Previsão do tempo: chuva volumosa e calor intenso no Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
Previsão do tempo: chuva volumosa e calor intenso no Brasil
Clima extremo exige atenção dos produtores para excesso de chuva no Norte e seca no Sul
Clima
La Niña retorna e desafia a produção agropecuária
Confirmada pelo NOAA, La Niña deve provocar mais chuvas no Norte e Nordeste do Brasil e tempo seco e irregular no Centro-Sul
Clima
Inmet alerta para grande perigo de chuvas em áreas de MG, BA e ES
Precipitações podem superar 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia; alerta vale até sexta
Clima
Mato Grosso do Sul será o estado mais quente do país nesta semana
Previsão é de chuva recorrente e volumosa no centro-norte brasileiro; aumento na nebulosidade reduz a incidência de luz solar em várias regiões
Clima
Chuva e tempo quente: veja como será o clima em janeiro
Inmet prevê temperatura 1ºC mais alta em todas as regiões; alguns estados devem ter chuvas acima da média neste primeiro mês de 2025
Clima
Semana do Natal é marcada por chuva volumosa e persistente
Faixa de nebulosidade se estende da costa do Sudeste até o interior do Brasil; chuva garante bons índices de água para o solo das lavouras
Clima
Verão 2024/25 terá chuvas acima da média e temperaturas mais amenas
A previsão é de um La Ninã de fraca intensidade; dezembro e janeiro devem ter invernada, o que pode comprometer o manejo das lavouras
Clima
Semana é marcada por chuvas no centro-norte brasileiro
Tempestade Biguá perde intensidade, mas ventos continuam moderados no RS