X
AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

MDA amplia validade de declarações de aptidão ao Pronaf para agricultores do RS

1 minuto de leitura

03/06/2024 | 11:31

Por: Da Redação

Medida vale para vencimentos entre 01 de maio de 2024 a 31 de outubro de 2024.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) publicou uma portaria que prorroga em nove meses a validade das Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP). A medida é válida para os agricultores do Rio Grande do Sul e que tenham DAP vencendo entre 01 de maio de 2024 a 31 de outubro de 2024. 

A normativa divulgada nesta segunda, 03, altera outra que havia sido publicada em maio e já ampliava esse prazo para os agricultores familiares gaúchos. Com isso, a prorrogação passa de seis para nove meses para declarações ativas.

A DAP serve para identificar e qualificar as Unidades Familiares de Produção Agrária (UFPA), ou seja,  comprova que a propriedade rural e os membros da família são agricultores familiares. Para solicitar a DAP é preciso estar dentro de alguns critérios, como área rural de até quatro módulos fiscais e a força de trabalho familiar empregada ser maior do que a força de trabalho externa (contratação de pessoas). 

Ela é um dos requisitos em programas e políticas públicas para esse público, como o acesso a linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Para acessar os recursos financeiros é necessário comprovar por meio de uma DAP ativa.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Categorias: Agropolítica

Matérias relacionadas