X
AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

ENCA 2024: reforma tributária está no foco das discussões entre as cooperativas agropecuárias

1 minuto de leitura

18/06/2024 | 15:19

Por: Sabrina Nascimento

Presidente da OCESP alerta para risco ao cooperativismo se atual proposta tributária for aprovada pelo Congresso  

Os desdobramentos da reforma tributária estão sendo acompanhados de perto pelas cooperativas agropecuárias do Brasil. O tema foi classificado como “delicado” e “crítico” pelo presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP), Edivaldo Del Grande, durante a abertura do 10º Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias (ENCA) nesta terça, 18.

Edivaldo Del Grande, presidente da OCESP | Foto: Cida Muniz

Ao Agro Estadão, Del Grande destacou a importância do respeito ao ato cooperativo na reforma tributária nesta fase de regulamentação do texto. Segundo o porta-voz da OCESP, a “sede arrecadatória do governo faz com que eles não enxerguem que as cooperativas são instrumentos para diminuir as desigualdades sociais e contribuir para um Brasil mais justo.”

Em discussão no Congresso Nacional, a reforma tributária visa a simplificação do sistema tributário brasileiro, no entanto, leva preocupação ao setor agropecuário. 

Dilvo Grolli, presidente da Coopavel | Foto: Cida Muniz

No âmbito das cooperativas, um dos temores é a revisão e até eliminação dos regimes especiais de tributação que, atualmente, beneficiam as sociedades cooperativas. Caso não haja manutenção da medida, pode ocorrer um aumento de carga tributária na cadeia. 

“O Brasil tem uma carga tributária de mais de 35%, então é bastante alta. […] Precisamos pensar em diminuir tributos para que as empresas continuem competitivas e até aumentem sua competitividade”, ressaltou à reportagem Dilvo Grolli, presidente da Coopavel, cooperativa agropecuária de Cascavel (PR) e uma das maiores do país.

Mobilização

Por meio de seus representantes estaduais e federal, as cooperativas estão se mobilizando para garantir a competitividade do setor. De acordo com Del Grande, diversas reuniões estão sendo realizadas com deputados e senadores para explicar que, se o texto for aprovado como está hoje, “têm cooperativas que talvez não resistam, não consigam dar continuidade à sua atividade.”

“Nós temos que nos prevenir agora, sensibilizando o governo para que ele não faça isso, ou que respeite a Constituição Federal, isso é muito importante”, afirmou o presidente da OCESP ao Agro Estadão. 

Além da questão tributária, inovação, sustentabilidade e expectativas econômicas e políticas estão norteando os debates na décima edição do ENCA, evento que ocorre em Campinas (SP) e reunirá cooperativas de todo o país até quarta, 19.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

Categorias: Agropolítica

Matérias relacionadas