Proposta pode ser aprovada ainda na sessão desta quarta-feira
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 02, um requerimento de urgência do projeto de lei da Reciprocidade. A proposta é vista como uma resposta ao prenúncio de um tarifaço do governo dos Estados Unidos previsto também para esta quarta.
O projeto tem apoio tanto da oposição como do governo. O requerimento de urgência é assinado pelo líder do Partido Progressistas (PP), deputado federal Doutor Luizinho (PP) e também pelo líder do Partido dos Trabalhadores (PT), deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), além do líder do governo na Câmara, deputado federal José Guimarães (PT-CE), e outros parlamentares, incluindo do Partido Liberal (PL).
A proposta da Reciprocidade traz mecanismos que o Brasil poderá adotar como resposta em casos de políticas de países ou blocos econômicos que interfiram na competitividade brasileira no comércio internacional. Entre as ações possíveis está a restrição de importações, suspensões de direitos de propriedade, além de tarifas recíprocas.
Segundo o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion (PP-PR), a intenção é não usar o que está previsto no projeto, mas ter uma legislação assim garante uma salvaguarda ao Brasil. “A gente precisa estar preparado para esse cenário mais grave que pode vir a acontecer”, disse nesta terça-feira, 1º, após a reunião da bancada.