PUBLICIDADE

Agricultura

PR: justiça confirma aplicação do Código Florestal em áreas da Mata Atlântica

Governo do Estado diz que medida evita paralisação do CAR e dá respaldo à regularização ambiental exigida por mercados internacionais

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão

31/10/2025 - 10:14

Foto: AEN-PR/Divulgação
Foto: AEN-PR/Divulgação

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) manteve, nessa quinta-feira, 30, a decisão que permite ao Governo do Paraná seguir aplicando o Código Florestal Brasileiro (Lei nº 12.651/2012) na regularização ambiental de propriedades rurais situadas na Mata Atlântica. Com a decisão, o Instituto Água e Terra (IAT) poderá continuar a homologar os Cadastros Ambientais Rurais (CAR) no Estado, de acordo com as normativas do Código, que considera consolidadas as ocupações anteriores a 22 de julho de 2008.

A decisão foi conquistada pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PR), que obteve a rejeição, por unanimidade, dos recursos interpostos pelos Ministérios Públicos (federal e estadual) contra decisão do próprio TRF4, de junho deste ano, que havia suspendido os efeitos de uma sentença de primeira instância. Essa primeira interpretação, agora derrubada, determinava que o marco para a análise e emissão dos CARs no Paraná fosse o ano de 1990, e não 2008, como prevê o Código Florestal e como é aplicado em todo o País.

CONTEÚDO PATROCINADO

Segundo o governo estadual, se a decisão de primeira instância fosse mantida, ela teria causado um problema técnico, porque não há imagens de satélite com qualidade suficiente para o período de 1990, o que inviabilizaria a emissão de novos cadastros e colocaria em risco a validade dos CARs já emitidos.

Atualmente, o Estado possui 244 mil propriedades com Cadastro Ambiental Rural regularizado, o equivalente a 36% de todos os cadastros regulares em todo o Brasil.

A PGE-PR sustenta ainda que o Paraná deve ser tratado com isonomia em relação aos demais estados, permitindo que os produtores rurais continuem emitindo o CAR com as mesmas regras do restante do Brasil – condição essencial para obtenção de financiamentos, manutenção da produção e acesso a mercados internacionais.

PUBLICIDADE

Segundo o procurador-geral do Estado, Luciano Borges, o entendimento do TRF4 evita graves impactos econômicos e ambientais, já que a aplicação isolada da Lei da Mata Atlântica poderia tornar irregulares atividades produtivas desenvolvidas há mais de duas décadas. “Esta é uma decisão muito importante para o Paraná, porque garante a continuidade da aplicação do Código Florestal e a regularização ambiental conforme o padrão adotado nacionalmente”, afirmou, por meio de comunicado oficial.

O Paraná abriga um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica do Brasil. De acordo com o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica (Fundação SOS Mata Atlântica e Inpe), o Estado reduziu em 64% o desmatamento do bioma em 2024, passando de 633 hectares para 226 hectares.

O CAR é um registro obrigatório para todos os imóveis rurais do País. A homologação dele é indispensável para que produtores acessem crédito rural, seguros agrícolas e programas de regularização ambiental. 

Em breve, para exportar produtos agrícolas à União Europeia, os produtores brasileiros precisarão comprovar que suas áreas estão livres de desmatamento ilegal e o CAR será o principal instrumento para demonstrar essa conformidade. “Por isso, manter a regularização ambiental com base no Código Florestal é fundamental para a competitividade do agronegócio paranaense”, enfatizou o governo local.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Safra de trigo avança no RS, mas baixa rentabilidade preocupa

Agricultura

Safra de trigo avança no RS, mas baixa rentabilidade preocupa

Com preços desanimadores e custos altos, FecoAgro/RS alerta para possível redução de área cultivada com o cereal em 2026

Conab mantém estável projeção para safra de grãos 2025/2026

Agricultura

Conab mantém estável projeção para safra de grãos 2025/2026

Estimativa é de que Brasil colha 354,8 milhões de toneladas; confira as previsões de safra por cultura

MS: com o fim do vazio sanitário, produtores iniciam plantio do algodão

Agricultura

MS: com o fim do vazio sanitário, produtores iniciam plantio do algodão

Estado tem 31 mil hectares cadastrados e exige manejo integrado, destruição de soqueira e regularização eletrônica das áreas

Portaria atualiza lista de pragas quarentenárias presentes no Brasil

Agricultura

Portaria atualiza lista de pragas quarentenárias presentes no Brasil

Município do Pará foi incluído como área de ocorrência para praga da mandioca e o Estado de Rio Grande do Sul para a cultura da videira

PUBLICIDADE

Agricultura

Serralha: conheça os benefícios dessa planta

Considerada "invasora", a serralha revela-se uma valiosa PANC, rica em vitaminas e minerais essenciais para a saúde

Agricultura

Recorde mundial: veja onde foi colhido o maior pêssego do planeta

Nova marca mundial de 828,5 gramas destaca técnicas que ampliam o potencial das frutas

Agricultura

Brasil semeou 58% da área prevista para soja e 48% de milho verão

Apesar do ritmo mais lento em relação a 2024, trabalho com soja supera média dos últimos cinco anos, segundo Conab

Agricultura

Falta de chuva causa replantio de soja em Mato Grosso

Produtores alertam para perdas no campo; Aprosoja-MT pede ao Mapa e à Conab revisão das estimativas da safra 2025/26.

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.